ONG de combate à pobreza menstrual criada por jovem paulistana representará o Brasil em Harvard

'Fluxo Sem Tabu' é a escolhida do Sudeste para a Brazil Conference 2025

Por Laura Pereira Lima
9 mar 2025, 09h00
luana-escamilla-fluxo-sem-tabu-harvard
Atualmente, a ONG Fluxo Sem Tabu conta com mais de 280 mil de voluntários que lutam pela dignidade menstrual (Gi Hasson/Divulgação)
Continua após publicidade

Luana Escamilla, fundadora da ONG Fluxo Sem Tabu, foi selecionada como uma das cinco brasileiras embaixadoras da Brazil Conference 2025 e palestrará no evento, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de abril, na Universidade de Harvard, em Boston.

Aos 21 anos, ela representará o terceiro setor da Região Sudeste, levantando o debate sobre pobreza menstrual, problema que afeta cerca de 713 mil meninas no Brasil, que não têm acesso a banheiro ou chuveiro em casa, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Outros participantes confirmados são Raoni Metuktire, líder da luta dos povos indígenas; Patricia Muratori, diretora do YouTube na América Latina; e Tânia Cosentino, diretora-geral da Microsoft Brasil.

Aos 16 anos, Luana começou a distribuir absorventes para pessoas em situação de rua em São Paulo com recursos próprios. O gesto cresceu e, em outubro de 2020, deu origem ao Fluxo Sem Tabu, ONG que já impactou mais de 26 mil pessoas e mobilizou uma rede de 280 mil colaboradores. Prestes a completar 5 anos, a organização ampliou sua atuação: além da distribuição de kits de higiene, também promove educação menstrual e desenvolve iniciativas inovadoras, como vending machines gratuitas de absorventes e jogos educativos para combater o tabu sobre a menstruação.

“A pobreza menstrual é uma realidade silenciosa que afeta a população em situação de vulnerabilidade no Brasil. Levar essa pauta a um dos mais renomados centros acadêmicos do mundo é mais uma oportunidade de transformar realidades e ampliar a visibilidade da causa. Essa conquista não é apenas minha ou do Fluxo Sem Tabu, mas de todas as meninas e mulheres que acreditam e lutam por um futuro mais justo e igualitário”, destaca a jovem.

Criada em 2015, a Brazil Conference at Harvard & MIT promove discussões sobre o Brasil no cenário global, reunindo anualmente líderes, especialistas e jovens talentos para abordar desafios e oportunidades que moldam o futuro do país. O evento presencial será em Boston e será transmitido ao vivo por meio do canal da Brazil Conference no YouTube.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.