ONG de combate à pobreza menstrual criada por jovem paulistana representará o Brasil em Harvard
'Fluxo Sem Tabu' é a escolhida do Sudeste para a Brazil Conference 2025

Luana Escamilla, fundadora da ONG Fluxo Sem Tabu, foi selecionada como uma das cinco brasileiras embaixadoras da Brazil Conference 2025 e palestrará no evento, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de abril, na Universidade de Harvard, em Boston.
Aos 21 anos, ela representará o terceiro setor da Região Sudeste, levantando o debate sobre pobreza menstrual, problema que afeta cerca de 713 mil meninas no Brasil, que não têm acesso a banheiro ou chuveiro em casa, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Outros participantes confirmados são Raoni Metuktire, líder da luta dos povos indígenas; Patricia Muratori, diretora do YouTube na América Latina; e Tânia Cosentino, diretora-geral da Microsoft Brasil.
Aos 16 anos, Luana começou a distribuir absorventes para pessoas em situação de rua em São Paulo com recursos próprios. O gesto cresceu e, em outubro de 2020, deu origem ao Fluxo Sem Tabu, ONG que já impactou mais de 26 mil pessoas e mobilizou uma rede de 280 mil colaboradores. Prestes a completar 5 anos, a organização ampliou sua atuação: além da distribuição de kits de higiene, também promove educação menstrual e desenvolve iniciativas inovadoras, como vending machines gratuitas de absorventes e jogos educativos para combater o tabu sobre a menstruação.
“A pobreza menstrual é uma realidade silenciosa que afeta a população em situação de vulnerabilidade no Brasil. Levar essa pauta a um dos mais renomados centros acadêmicos do mundo é mais uma oportunidade de transformar realidades e ampliar a visibilidade da causa. Essa conquista não é apenas minha ou do Fluxo Sem Tabu, mas de todas as meninas e mulheres que acreditam e lutam por um futuro mais justo e igualitário”, destaca a jovem.
Criada em 2015, a Brazil Conference at Harvard & MIT promove discussões sobre o Brasil no cenário global, reunindo anualmente líderes, especialistas e jovens talentos para abordar desafios e oportunidades que moldam o futuro do país. O evento presencial será em Boston e será transmitido ao vivo por meio do canal da Brazil Conference no YouTube.