Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Onda de calor eleva consumo de água em SP; confira dicas para economizar

O Governo de São Paulo reforçou a orientação para a adoção de medidas urgentes para evitar desperdícios durante a temporada de verão

Por Agência SP
29 dez 2025, 12h35 •
Aumento no consumo de água em São Paulo: confira dicas para evitar desperdícios
Aumento no consumo de água em São Paulo: confira dicas para evitar desperdícios (Governo de São Paulo/Divulgação)
Continua após publicidade
  • A intensa onda de calor que atinge o Estado de São Paulo desde a semana passada elevou em até 60% o consumo de água na Grande São Paulo, segundo dados da Sabesp. O aumento ocorre mesmo em um período em que cerca de 30% da população está fora da região em razão das férias. Diante desse cenário, o Governo de São Paulo reforçou a orientação para o uso consciente da água e a adoção de medidas urgentes para economia de água.

    Desde agosto, por determinação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), em parceria com a SP Águas e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), a Região Metropolitana de São Paulo opera com a gestão da demanda no período noturno de 10h de duração, das 19h às 5h, com objetivo de preservar os mananciais que abastecem a região. Desde que foi implantada, a redução da pressão noturna economizou 57 bilhões de litros de água.

    Entretanto, o aumento do consumo e a estiagem continuam afetando o nível das represas do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), que atualmente opera com apenas 26,42% de sua capacidade. Os modelos meteorológicos indicam uma tendência de chuvas abaixo da média para janeiro, o que pode atrasar a recuperação dos mananciais que abastecem a Grande São Paulo.

    Continua após a publicidade

    Dicas para economizar água

    Diante desse quadro, o Governo de São Paulo pede que a população faça uso consciente da água e priorize sua utilização para a alimentação e a higiene pessoal, evitando desperdícios durante a temporada de verão.

    1. O grande vilão do consumo é o banho. Um banho de 15 minutos pode gastar até 150 litros de água, o que em uma família de três pessoas pode significar 13,5 mil litros mensais. Banhos rápidos, de 5 minutos, podem economizar até 9 mil litros por mês.
    2. A descarga também consome bastante água. Cheque sempre se não há vazamentos e evitem jogar papel higiênico para não causar entupimento e aumentar o desperdício.
    3. Na cozinha, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa a louça e abra apenas no momento de fazer o enxágue. Caso tenha máquina de lavar louça, ligue apenas quando estiver cheia.
    4. Junte o máximo de roupa suja antes de ligar a máquina de lavar roupas. Não esqueça que a água descartada no final da lavagem pode ser usada em outras atividades, como lavar calçadas ou varandas.
    5. Opte sempre por vassoura no lugar das mangueiras para limpar a calçada, o quintal e outras áreas da casa. Se precisar lavar o carro, use o balde, ao invés da mangueira.

    Monitoramento dos mananciais

    O Governo de São Paulo esclarece que monitora diariamente a situação dos mananciais junto à Sabesp, que além de obras para aumentar a resiliência hídrica em várias cidades da Grande São Paulo, tem usado o apoio de caminhões pipa para reforçar o abastecimento em regiões mais afetadas pela falta de água.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês