O novo Hospital Pérola Byington, nos Campos Elíseos, será inaugurado oficialmente nesta quarta-feira (14) pelo governo de São Paulo. O hospital referência em saúde da mulher começou a receber pacientes em seu ambulatório na última segunda (12), e até o mês de outubro deve começar a atender as outras especialidades e o prédio na Bela Vista deixará de operar.
+ 32% das mulheres já sofreram assédio no transporte público, diz pesquisa
Desde 1959, a instituição funciona na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na Bela Vista, em um prédio alugado – agora, terá um edifício próprio na região da cracolândia. Em agosto, a Vejinha publicou uma reportagem especial sobre o novo Pérola, que terá mais de 50 000 metros quadrados, e vai ampliar os atendimentos na área de oncologia e de assistência a vítimas de violência sexual.
Em 2013, foi anunciada uma parceria público-privada (PPP) para construir um novo prédio para o hospital, mas a obra só começou efetivamente em 2019. O governo estadual é o responsável pelo hospital, mas será uma gestão indireta: a Inova Saúde, um braço da Construcap, vai cuidar até 2035 da infraestrutura, a administração e os serviços não relacionados à assistência à saúde, enquanto a organização social Seconci-SP cuidará do setor de atendimento médico.