Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Mural da Wandinha: conheça outros painéis da artista Aline Bispo

Multiartista é responsável por várias obras em empenas no entorno do Minhocão

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 ago 2025, 17h58 - Publicado em 13 ago 2025, 17h39
aline-bispo
A multiartista visual Aline Bispo (Pamela Anastacio/Divulgação)
Continua após publicidade

O mural que ilustrava a Wandinha, protagonista da série da Netflix com a Família Addams, removido devido a uma infração da Lei Cidade Limpa, porém, os moradores da cidade podem ver o trabalho de Aline Bispo, responsável pela empena, em outros prédios da capital paulista.

No Parque Minhocão, a artista que também realizou a capa do romance “Torto Arado” (Todavia, 2019, 264 páginas), fez dois murais: um em homenagem à autora mineira Lélia Gonzalez e outro com uma homenagem à diversidade feminina.

artes-aline-biso
(Marcelo Pimentel/Divulgação)
artes-aline-biso
(Marcelo Pimentel/Divulgação)

 

Ainda nos arredores do Minhocão, Aline realizou uma arte em parceria com a Stella Artois. A empena de 300 metros foi produzida utilizando uma tinta especial com lúpulo, um dos insumos utilizados na produção de cerveja. O mural traz a identidade da pintora com cores vibrantes e espadas de São Jorge, presente em muitos dos projetos dela.

Continua após a publicidade
artes-aline-biso
(Helena Yoshioka/Divulgação)

No CEU Campo Limpo, Bispo foi uma das três artistas à frente do painel triplo na fachada do espaço. O trabalho de 2021 foi uma de suas primeiras empenas.

 

artes-aline-bispo

Continua após a publicidade

Mural removido

O mural no condomínio Ana Cintra, localizado no entorno do Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, na região central de São Paulo, que ilustrava a personagem Wandinha, do seriado da Netflix, foi removido.

A Prefeitura de São Paulo responsabilizou o prédio por infringir a Lei nº 14.223/2006, conhecida como Lei Cidade Limpa, que proíbe a exibição direta ou indireta de nomes, marcas, logotipos, produtos ou serviços de caráter comercial em intervenções artísticas, como grafites e murais, conforme o artigo 18 da legislação.

A administração aplicou uma multa de 190 000 reais e deu um prazo de cinco dias para a remoção completa da pintura, que foi confirmada nesta quarta-feira (13).

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês