“Mulher branca, bonita e rica incomoda vocês”; vereadora é denunciada por racismo
Cris Monteiro (Novo) fez fala polêmica em sessão na Câmara de SP e mais tarde pediu desculpas

A vereadora Cris Monteiro (Novo) protagonizou um momento polêmico durante a votação do projeto que prevê o reajuste dos salários dos servidores municipais, na Câmara Municipal de São Paulo na noite de terça-feira (29). Ao rebater vaias de manifestantes nas galerias ela fez uma fala controversa. “Quando vem uma mulher branca, bonita e rica falar aqui, incomoda todos vocês, vocês vaiam”, disse a parlamentar no discurso.
A fala provocou reação imediata do público presente, formado em sua maioria por servidores em greve, que gritavam “racista” em protesto. Em seguida, Cris chegou a discutir com um membro do sindicato e pediu que ele se retirasse da galeria. Durante o discurso polêmico, a vereadora mandou outra parlamentar, Luana Alves (Psol) calar a boca. A vereadora denunciou Cris por racismo na Corregedoria da Câmara.
A sessão foi interrompida por mais de 20 minutos e, ao retomá-la, Cris voltou à tribuna e pediu desculpas. “Gostaria de lamentar profundamente as minhas falas. Não foi a minha intenção ofender ninguém — nem na galeria, nem meus colegas parlamentares”, disse a vereadora.
Por meio de nota, a vereadora disse que lamenta a repercussão de sua fala e reforça que em nenhum momento teve a intenção de ofender qualquer pessoa.
O projeto em votação na na terça prevê reajuste salarial de 5,15% para os servidores municipais, dividido em duas parcelas: 2,60% a partir de maio deste ano e 2,55% em maio de 2025. O aumento está abaixo do solicitado pela categoria e ocorre em meio a uma greve de professores e servidores.