Avatar do usuário logado
OLÁ,

Motoristas de Uber fazem ato contra Uber

Mobilização começou a ser articulada via WhatsApp 

Por Tatiana Izquierdo
Atualizado em 1 jun 2017, 16h17 - Publicado em 18 mar 2016, 15h23
uber
uber (Reprodução/Flickr/)
Continua após publicidade

Motoristas de Uber marcaram para esta segunda (28) um protesto contra o Uber. A paralisação estava prevista para começas às 5h .

A ação dos motoristas, que pretendem se reunir na Praça Charles Miller (Pacaembu), foi chamada de “Dia Negro” e organizada para reclamars os ganhos com a parceria com o Uber. Não há informações sobre quantos motoristas pretendiam parar as operações nesta segunda. 

Para os motoristas, a remuneração está abaixo da expectativa. Diz um trecho do texto que está sendo compartilhado por mensagens de celular: “Como podemos mostrar nossa insatisfação, que é real e justa? Ficando offline no dia 25 de março (…), antevéspera da Páscoa. É só um dia, um dia de folga que você vai deixar de trabalhar 14 horas para obter 100, 150, quiçá 200 reais se der muita sorte. “

Parceiros do aplicativo ouvidos pela reportagem corroboraram a queixa: “Está inviável sustentar um serviço cinco estrelas com as tarifas baixando cada vez mais”. Eles não quiseram se identificar.

Continua após a publicidade

+ Um terço dos motoristas do Uber procurou o app após demissão

São vários os pontos de reclamação. Um deles foi a redução, há alguns meses, da tarifa cobrada dos clientes em cerca de 15%. O outro é o excesso de motoristas no sistema, que aumentou a concorrência. Por fim, muitos consideram exagerado o percentual que fica com a empresa (25% na categoria UberX, mais econômica, e 20% na UberBlack, de carros de melhor padrão).

protesto-uber2
protesto-uber2 ()

+ 9 coisas que você não sabia sobre o Uber

Em nota, a Uber diz que quer ouvir o que os parceiros gostaria de ver de mudanças. Confira texto na íntegra:

Continua após a publicidade

“Na Uber, nós trabalhamos muito para criar uma plataforma com grandes oportunidades para os parceiros, na qual eles possam ganhar dinheiro em seus próprios termos. Os motoristas parceiros podem controlar onde, como e quando eles dirigem e são livres para usar outros aplicativos ou para ter outros empregos, ao mesmo tempo em que usam a plataforma. É por isso que milhares de brasileiros empreendedores fizeram parceria com a Uber ao longo dos últimos anos. Claro que há sempre mais que podemos fazer – e é ótimo ouvir dos motoristas sobre o que gostariam de ver na plataforma.”

protesto-uber
protesto-uber ()

+ Veja mais notícias da cidade

A greve está alinhada em diversas capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Para quem for trabalhar no dia, o número baixo de motoristas disponíveis pode fazer com que a taxa dinâmica do aplicativo – baseada em oferta e procura – suba, fazendo com que o passageiro gaste mais pelo serviço naquele momento.

Publicidade