Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Motoristas de Uber fazem ato contra Uber

Mobilização começou a ser articulada via WhatsApp 

Por Tatiana Izquierdo
18 mar 2016, 15h23 • Atualizado em 5 set 2025, 18h15
uber
uber (Reprodução/Flickr/)
Continua após publicidade
  • Motoristas de Uber marcaram para esta segunda (28) um protesto contra o Uber. A paralisação estava prevista para começas às 5h .

    A ação dos motoristas, que pretendem se reunir na Praça Charles Miller (Pacaembu), foi chamada de “Dia Negro” e organizada para reclamars os ganhos com a parceria com o Uber. Não há informações sobre quantos motoristas pretendiam parar as operações nesta segunda. 

    Para os motoristas, a remuneração está abaixo da expectativa. Diz um trecho do texto que está sendo compartilhado por mensagens de celular: “Como podemos mostrar nossa insatisfação, que é real e justa? Ficando offline no dia 25 de março (…), antevéspera da Páscoa. É só um dia, um dia de folga que você vai deixar de trabalhar 14 horas para obter 100, 150, quiçá 200 reais se der muita sorte. “

    Parceiros do aplicativo ouvidos pela reportagem corroboraram a queixa: “Está inviável sustentar um serviço cinco estrelas com as tarifas baixando cada vez mais”. Eles não quiseram se identificar.

    + Um terço dos motoristas do Uber procurou o app após demissão

    São vários os pontos de reclamação. Um deles foi a redução, há alguns meses, da tarifa cobrada dos clientes em cerca de 15%. O outro é o excesso de motoristas no sistema, que aumentou a concorrência. Por fim, muitos consideram exagerado o percentual que fica com a empresa (25% na categoria UberX, mais econômica, e 20% na UberBlack, de carros de melhor padrão).

    Continua após a publicidade
    protesto-uber2
    protesto-uber2 ()

    + 9 coisas que você não sabia sobre o Uber

    Em nota, a Uber diz que quer ouvir o que os parceiros gostaria de ver de mudanças. Confira texto na íntegra:

    “Na Uber, nós trabalhamos muito para criar uma plataforma com grandes oportunidades para os parceiros, na qual eles possam ganhar dinheiro em seus próprios termos. Os motoristas parceiros podem controlar onde, como e quando eles dirigem e são livres para usar outros aplicativos ou para ter outros empregos, ao mesmo tempo em que usam a plataforma. É por isso que milhares de brasileiros empreendedores fizeram parceria com a Uber ao longo dos últimos anos. Claro que há sempre mais que podemos fazer – e é ótimo ouvir dos motoristas sobre o que gostariam de ver na plataforma.”

    Continua após a publicidade
    protesto-uber
    protesto-uber ()

    + Veja mais notícias da cidade

    A greve está alinhada em diversas capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Para quem for trabalhar no dia, o número baixo de motoristas disponíveis pode fazer com que a taxa dinâmica do aplicativo – baseada em oferta e procura – suba, fazendo com que o passageiro gaste mais pelo serviço naquele momento.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de R$ 29,90/mês