Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Mota-Engil vence leilão do Túnel Santos-Guarujá, primeiro projeto submerso do Brasil

Projeto ligará as duas cidades do litoral paulista e permitirá deslocamento em cinco minutos

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
6 set 2025, 11h05 • Atualizado em 6 set 2025, 11h08
balsa-santos-guarujá
Atualmente, a travessia é realizada por meio de balsas (Governo de SP/Reprodução)
Continua após publicidade
  • A empresa portuguesa Mota-Engil venceu o leilão de concessão do túnel submerso que ligará as cidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo. A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (5), às 16h, na Bolsa de Valores B3, na capital paulista.

    Aporte público

    Com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, o projeto será realizado por meio de uma parceria entre os governos público e privado, que dividirão igualmente o aporte público de até R$5,1 bilhões. Além da companhia portuguesa, também disputou o leilão a espanhola Acciona Concesiones. O arremate foi marcado pela ausência de empreiteiras nacionais.

    Após oferecer o maior desconto em relação ao valor que será pago pelo poder público mensalmente, a Mota-Engil foi anunciada como vencedora. O contrato, com duração de 30 anos, contempla a construção, operação e manutenção do empreendimento. 

    Siga

    Túnel submerso

    Primeiro projeto submerso do Brasil, o Túnel Santos-Guarujá permitirá que veículos realizem em até cinco minutos o deslocamento entre as duas cidades. Atualmente, o trajeto é feito por meio de balsas que levam 15 minutos para a travessia, tempo que pode ser afetado por ventos. Pela estrada, o deslocamento pode durar cerca de uma hora.

    O projeto prevê 1,5 quilômetro de extensão, sendo 870 metros imersos, com módulos de concreto pré-moldados instalados sob o leito do canal portuário. Além de veículos, o túnel também contará com faixas para pedestres e ciclistas.

    Continua após a publicidade

    Benefícios econômicos e ambientais

    Além de reduzir drasticamente o tempo de deslocamento, o túnel deve impulsionar o turismo, fomentar a economia regional e contribuir para a diminuição da emissão de poluentes, ao estimular o uso de modais coletivos e não motorizados, como prevê o governo.

    A expectativa é que, com a conclusão da obra, a região se consolide como referência em mobilidade sustentável e desenvolvimento urbano integrado.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês