Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Corpo de Luciano do Valle é enterrado em Campinas

Locutor que narrou dez Copas do Mundo viajava para acompanhar um jogo em Uberlândia, Minas Gerais, quando passou mal dentro do voo

Por Redação VEJASÃOPAULO.COM
19 abr 2014, 18h34 • Atualizado em 5 dez 2016, 14h38
  • O corpo do narrador esportivo Luciano do Valle foi enterrado no Cemitério Parque Flamboyant, em Campinas, na tarde deste domingo (20). Ele foi velado na Câmara Municipal desde as 8h. O locutor morreu ontem, por volta das 16h15, depois de passar mal em um avião a caminho de Uberlândia, Minas Gerais. A morte súbita foi causada por um infarto agudo no miocárdio. O jornalista viajava para a cobertura de um jogo entre o Atlético-MG e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro. 

    + Atletas e jornalistas homenageiam o locutor Luciano do Valle

    De acordo com o jornalista Fernando Fernandes, que estava com ele, antes de entrar no avião, o locutor reclamou de dores nas costas. Durante o percurso, Luciano do Valle passou mal e foi socorrido por um médico que estava no voo. Ao desembarcar, uma ambulância o esperava no aeroporto. Ele foi levado ao  hospital Santa Genoveva, onde chegou com vida, mas não resistiu. 

    + Estrela da Band, Datena é um dos mais bem remunerados da televisão

    Continua após a publicidade

    Emocionado, Fernando Fernandes falou sobre a carreira e a importância do jornalista esportivo, que se preparava para narrar sua 11ª Copa do Mundo. “Ele trouxe cidadania ao esporte brasileiro. Luciano acreditava que o esporte era importante para a educação dos brasileiros. Ensinou a gente a gostar mais do Brasil.”

    O último jogo narrado pelo locutor foi a final do Campeonato Paulista, entre Ituano e Santos, em 6 de abril.

    50 anos de carreira

    Nascido em Campinas, Luciano do Valle começou a carreira em 1963, aos 16 anos, como locutor da campinense Rádio Brasil. Quatro anos depois, se mudou para São Paulo, para trabalhar na Rádio Gazeta. Em 1971, passou a narrar esportes na Rede Globo, empresa em que trabalhou por 11 anos. Em 1983, foi para a TV Bandeirantes, onde permaneceu até 2003. Após um período de três anos fora da emissora, ele retornou em 2006. Neste ano, preparava-se para cobrir a Copa do Mundo, sua 11ª participação no Mundial, em junho próximo.

    Continua após a publicidade

    O narrador esportivo foi um dos principais entusiastas dos esportes olímpicos. Na década de 80, ganhou o apelido Luciano do Vôlei, por incentivar o time que ganhou a medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles de 1984. Foi responsável pelo apelido da dupla mais famosa do basquete brasileiro: Magic Paula e Rainha Hortência. No boxe, o narrador lançou Maguila.

    No início de 2012, ele teve um acidente vascular cerebral (AVC) que o obrigou a passar por sessões de fonoaudiologia, para reaprender a falar. O narrador não se afastou das transmissões e não pensava em se aposentador. Uma operação na bexiga o tirou da cobertura dos Jogos de Londres de 2012 pela Bandsports. Luciano do Valle deixa a esposa Flávia do Valle, quatro filhos e dez netos.

    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de R$ 29,90/mês