O médico Alfredo Halpern, professor livre-docente da faculdade de Medicina da USP, morreu na manhã desta quarta (25). Ele sofria com câncer no pâncreas.
+ Alfredo Halpern: o Dr. Regime lança livro e faz sucesso na TV
+ Alfredo Halpern comenta as dietas da moda
O velório será no Cemitério Israelita do Butantã às 12h desta quarta. O enterro ocorreu às 14 h. Halpern deixa a mulher, Cíntia Cercato, com que era casado havia doze anos, e cinco filhos.
Filho de judeus poloneses, Halpern nasceu em 29 de agosto de 1941 em São Paulo. Formou-se médico pela USP em 1966 e escolheu a endocrinologia por acreditar tratar-se de uma área que poderia se expandir.
Com cinco décadas de carreira, o médico tornou-se papa da endocrinologia ao criar, na década de 70, a famosa dieta por pontos, no qual os alimentos ingeridos contam pontos – cada 1 equivale a 3,6 calorias. O paciente deve fazer com que a soma dos pontos fique dentro limite diário estabelecido (em média, 1 200 calorias para mulheres e 1.800 para homens). Pode-se, assim, comer qualquer tipo de alimento, contanto que haja controle.
Com seu trabalho, popularizou a especialidade na capital paulista. Criou o Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas, centro de referência onde atua até hoje, e fundou a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica
Halpern também era consultor do programa Bem Estar, da Rede Globo, colunista da revista SAÚDE! e publicou catorze livros sobre o tema.
Confira os dez mandamentos de Alfredo Halpern para emagrecer: