Morreu na madrugada deste domingo (13), no Rio de Janeiro, o historiador mineiro e ocupante da cadeira de número 5 da Academia Brasileira de Letras, José Murilo de Carvalho. Ele tinha 83 anos e estava internado no Hospital Samaritano, para tratar de complicações da covid-19.
Nascido em Andrelândia (MG), o historiador era bacharel em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Ciência Política pela Universidade de Stanford (EUA).
Carvalho também foi professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de visitante de diversas universidades pelo mundo. E, desde 2004, ocupava a cadeira que foi da escritora Rachel de Queiroz (1910 – 2003) na ABL.
Considerado um dos mais importantes intelectuais brasileiros, Carvalho foi biógrafo de Dom Pedro II e autor de livros como A Formação das Almas e Forças Armadas e Política no Brasil.
O velório será nesta segunda (14), a partir das 9h, na sede da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. O historiador será sepultado no mausoléu dedicado aos “imortais” da ABL, no Cemitério São João Batista.