Morreu nesta segunda-feira (4) o cardeal Dom Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo, aos 87 anos. A informação foi dada pela Arquidiocese de São Paulo. Ele tratava um câncer.
+ Casos de varíola dos macacos chegam a 76 em todo o país
Ele nasceu em Salvador do Sul, no Rio Grande do Sul, em 8 de agosto de 1934. Foi bispo diocesano de Santo André, no ABC Paulista, Arcebispo de Fortaleza e Arcebispo de São Paulo. Também ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).
O atual arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, manifestou seu pesar em nota. “Convido todos a elevarem preces a Deus em agradecimento pela vida operosa do falecido Cardeal Hummes e de sufrágio em seu favor, para que Deus o acolha e lhe dê a vida eterna, como creu e esperou. Deus acolha em suas moradas eternas nosso irmão falecido, cardeal Cláudio Hummes, e faça brilhar para ele a luz eterna”, disse.
Dom Claudio inspirou o papa Francisco a escolher seu nome de papa. Em entrevista à imprensa em 2013, Jorge Bergoglio contou que o cardeal brasileiro estava a seu lado no momento da eleição, e lhe disse que era preciso se lembrar dos pobres.
“Quando os votos atingiram dois terços, surgiu o habitual aplauso, porque foi eleito o Papa. Ele abraçou-me, beijou-me e disse-me: ‘Não te esqueças dos pobres’. E aquela frase se gravou em minha cabeça: os pobres, os pobres. Logo depois, associando com os pobres, pensei em Francisco de Assis”, falou na ocasião. São Francisco de Assis é o padroeiro dos humildes.
O corpo será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo, onde serão celebradas missas em diversos horários.