Avatar do usuário logado
OLÁ,

Morre Cristina Buarque, cantora paulistana, aos 74 anos

Artista, conhecida por interpretar grandes clássicos do samba, lutava contra um câncer de mama

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 abr 2025, 13h50
cristina-buarque-falecimento
A cantora e compositora Cristina Buarque  (Reprodução/Reprodução)
Continua após publicidade

A cantora e compositora Cristina Buarque morreu aos 74 anos neste domingo (20) após lutar por cerca de um ano contra um câncer de mama. A notícia foi confirmada pelo filho da artista Zeca Ferreira, nas redes sociais.

“Uma vida inteira de amor pelo ofício e pela boa sombra. ‘Bom mesmo é o coro’, ela dizia, e viveria mesmo feliz a vida escondidinha no meio das vozes não fosse esse faro tão apurado, o amor por revirar as sombras da música brasileira em busca de pequenas pérolas não tocadas pelo sucesso”, escreveu Zeca.

Uma dos sete filhos do historiador Sérgio Buarque de Holanda e da política e pintora Maria Amélia Buarque de Hollanda, Maria Christina Buarque de Hollanda nasceu em 23 de dezembro de 1950 na capital paulista. Criado no Rio de Janeiro, a cantora apaixonada pelo samba da velha guarda construiu uma longa e prolífica carreira, sendo intérprete de canções como Quantas Lágrimas, de Manacé.

Ela estreou a carreira musical em 1967, ano no qual participou do álbum Onze Sambas e Uma Capoeira, do paulista Paulo Vanzolini (1924-22013), no qual cantou Chorava no meio da rua. No ano seguinte, Cristina chegou a interpretar com o irmão Chico Buarque o samba-enredo Sem Fantasia, do terceiro álbum do compositor.

Cristina lançou o primeiro álbum em 1974, com sambas de lendas como Cartola (1908-1980) e Ivone Lara (1922-2018). Depois, realizou o disco Prato e faca (1976) e Arrebém (1978), Vejo amanhecer (1980), Cristina (1981) e Resgate (1994).

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.