Mais de 8,7 milhões de passageiros passaram pelo Metrô no feriado de Carnaval. Apesar da operação especial com aumento de seguranças e trens circulando, os episódios de caos do final de semana anterior se repetiram.
A empresa registrou dezenas de ocorrências entre sábado (10) e terça-feira (13). Trinta e quatro passageiros foram detidos e levados à Delegacia do Metropolitano (Delpom), na Barra Funda, por vandalismo e mau uso do sistema. Boa parte delas como acionamento do botões de emergência e tentativas de invadir os trilhos.
Por conta da confusão, as vias tiveram que ser desligadas trinta vezes, totalizando uma hora e vinte oito minutos de interrupção. Só na Linha 4-Amarela, oito viagens foram suspensas.
Operação reforçada no pós-Carnaval
Mais de cem blocos estão programados para sair às ruas neste fim de semana, com atrações como Daniela Mercury. Para conter uma nova onda de abusos, O Metrô terá uma nova rodada do esquema com reforço da segurança, instalações de bolsões e controle de fluxo.
As linhas 1, 2 e 3 do metrô, que operam com uma média de vinte a trinta trens, tiveram oitenta circulando nos dias de folia. Os 3 000 seguranças das estações ganharam um complemento de 30% no efetivo. Também foram posicionados cerca de 200 agentes à paisana para coibir o mau comportamento.