Metrô instala sensores de presença em três estações da Linha 2-Verde
Vila Prudente, Tamanduateí e Sacomã terão a nova medida de segurança

O Metrô de São Paulo está instalando sensores de presença no vão das portas entre as plataformas e os trens em três estações da Linha 2-Verde que ainda não possuem o mecanismo. Vila Prudente, Tamanduateí e Sacomã estão passando pelo processo desde o sábado (12).
Para a instalação, é necessário a desativação das portas para permitir o acesso integrado ao sistema, que é sincronizado com o controle de trens. Quando o sistema detecta a presença de alguém na porta, ela se abre.
Segundo o Metrô, a medida não altera a circulação dos trens e evita interferência na operação comercial para a realização das mudanças. Todo o procedimento, que envolve projeção, fabricação, instalação e sincronização dos sensores, será realizado em até 120 dias.
As portas também receberam neste ano gap fillers, um tipo de barreira física colocada no espaço entre a plataforma e a porta que evita a presença de pessoas. Em nota, a empresa informou que as portas das estações escolhidas foram concebidas há 15 anos e as mais novas, das estações localizadas nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, já possuem os sensores.
Acidente no vão
O passageiro Lourivaldo Ferreira Silva Nepomuceno morreu no dia 6 de maio após ser esmagado no espaço entre as plataformas e os trens na estação Campo Limpo da Linha 5-Lilás da ViaMobilidade. Na estação, as portas possuía apenas um sensor de obstrução que impede os trens de partirem com as portas abertas. Depois do ocorrido, a linha começou a instalar os gap fillers como medida de segurança.