O número de panes na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e no Metrô de São Paulo é o maior desde 2011.
Segundo a Globonews, foram 52 panes registradas nos primeiro quatro meses de 2019 (34 no Metrô e 18 na CPTM). No mesmo período de 2018, foram 38 ocorrências.
As empresas responsáveis pelo transporte sobre trilhos na cidade têm noções distintas sobre o que é uma “ocorrência”. Para a CPTM”, trata-se da interrupção total na circulação de trens em determinado trecho por motivos técnicos ou presença de usuários na via. Já o Metrô entende há uma ocorrência quando o intervalo entre um trem e outro é igual ou superior a cinco minutos.
O número de panes mais alta só tinha sido registrada em 2011, quando CPTM e Metrô totalizaram 48 ocorrências.
Em entrevista a Globonews, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que o número de panes no Metrô foi maior por causa da operação da Linha 15-Prata, o monotrilho. Em 2019, a linha registrou três acidentes, além das falhas de circulação. “No caso do Metrô especificamente, nós iniciamos em janeiro a operação da Linha 15-Prata, uma operação que passou a funcionar na nossa gestão em tempo integral”, disse.