Avatar do usuário logado
OLÁ,

Mercearia São Pedro fecha as portas na Vila Madalena

Fundada em 1968, "Merça" funcionou pela última vez no domingo (25); construtora fará um prédio no local

Por Pedro Carvalho e Débora Lopes
Atualizado em 26 fev 2024, 17h57 - Publicado em 26 fev 2024, 16h32
mercearia-sao-pedro-fecha
Faixa exibida na porta da Mercearia São Pedro (Pedro Carvalho/Veja SP)
Continua após publicidade

A Mercearia São Pedro, na Vila Madalena, conhecida como “Merça” pelos frequentadores, fechou as portas nesta segunda-feira (26). Fundado em 1968, o estabelecimento funcionou pela última vez no domingo (25) e deve deixar o ponto até quinta-feira (29). O imóvel foi comprado pela Mitre Realty e posteriormente vendido à construtora Habitram, que vai erguer um prédio no local.

Na fachada do número 34 da Rua Rodesia, agora existe uma faixa com os dizeres: “Uma história sempre tem um começo, meio e fim. A Mercearia São Pedro agradece a todos os personagens: clientes, funcionários, fornecedores. Todos sempre muito importantes nesta super história. Muito obrigado a todos. Fim”.

A venda do imóvel – e o fechamento do bar – é anunciada desde o início de 2023, mas só pode ser concluída agora, após o acerto do inventário entre os herdeiros do estabelecimento. No domingo (25), o sócio que tocava o bar se reuniu com os funcionários e, em clima de comoção geral, comunicou o fim imediato das atividades.

mercearia-fecha-as-portas
Bar Mercearia São Pedro fecha as portas na Vila Madalena (Pedro Carvalho/Veja SP)

Existem planos para que o bar volte a funcionar em outro endereço próximo, mas nada é certo no momento. A escalada do preço dos imóveis na região dificulta a reabertura de um bar com perfil mais “popular e descontraído”, segundo quem participa das negociações.

Continua após a publicidade

Frequentada por um público que reunia escritores, jornalistas e artistas, a Mercearia era um dos principais pontos boêmios de São Paulo. Nas últimas décadas, sediou diversos lançamentos de livros e serviu de cenário para várias crônicas nos jornais da cidade.

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade