Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Pesquisa Menor Preço: supermercados

VEJA SÃO PAULO comparou o valor de vinte itens nos dias 12 e 13 deste mês em nove grandes redes. Extra venceu a disputa do custo em um maior número de produtos

Por Carolina Giovanelli
Atualizado em 1 jun 2017, 17h07 - Publicado em 16 jan 2015, 19h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Boa parte do orçamento mensal das famílias costuma ser gasto em compras de alimentos e outros itens para a casa. Por isso, a longo prazo, mesmo pequenas diferenças de preço podem prejudicar a poupança. Entre os últimos dias 12 e 13, a reportagem de VEJA SÃO PAULO pesquisou, sem se identificar, o custo de vinte produtos de diversos tipos nas principais redes da cidade em número de lojas. 

    + Pesquisa Menor Preço: material de construção

    Em geral, os valores dos itens variam dentro da mesma rede conforme a unidade. Para escolher os locais visitados, perguntamos a cada companhia qual endereço é o principal daquela bandeira. Nos casos em que a assessoria de imprensa não foi localizada ou não cedeu a informação, a escolha foi aleatória.

    Venceu o embate com a maior quantidade de valores menores o Extra, que tem trinta lojas do tipo “hiper”(com setores de roupas e eletrônicos) e 72 “super” na cidade. Para garantir condições interessantes, monitora diariamente os custos praticados pela concorrência. Uma das principais unidades, visitada pela reportagem, é a do Itaim Bibi, indicada pela empresa. Corredores largos, estacionamento e praça de alimentação ajudam a tornar a visita mais prazerosa.

    + Pesquisa Menor Preço: material escolar

    Continua após a publicidade

    Confira as tabelas de comparação de preços:

       

    Tabela Supermercado Pacotes
    Tabela Supermercado Pacotes ()
    Tabela Supermercado Outros
    Tabela Supermercado Outros ()
    Continua após a publicidade

    Atenção, consumidor: diferença chega a 71%

    As variações de valor chegaram a 71%. Um pacote de Sal Cisne de 1 quilo, por exemplo, vale 1,45 reais no Carrefour e 2,49 reais no Futurama e no St Marche.

    O Carrefour encostou no vencedor Extra com quatro produtos mais em conta e abocanhou o segundo lugar. Em seguida, apareceram O Dia e o Walmart, com três itens. Vale lembrar que só o preço foi avaliado, e não quesitos como ambiente e atendimento.

    + Pesquisa Menor Preço: farmácias

    O estabelecimento com o maior número de produtos caros, entre os itens pesquisados, foi o Futurama. Visitamos a unidade da Avenida Angélica, cujas instalações passam longe do conforto de concorrentes como Pão de Açúcar ou o próprio St Marche. De vinte produtos analisados, apresentou onze itens de valores mais salgados que os concorrentes.

    Continua após a publicidade

    “Estamos em um bairro de classe alta, por isso praticamos um preço ao qual esse tipo de cliente está acostumado”, justifica-se Gabriel Habka, gerente comercial da marca. “Pretendemos padronizar o preço de todas as unidades em breve, fazer melhores negociações com os fornecedores e levar valores menores ao nosso público.” 

    Mercado Extra
    Mercado Extra ()

    Veja os endereços visitados:

    – Carrefour. Rua Ribeiro Lacerda, 940, Saúde

    Continua após a publicidade

    – Dia. Rua Augusta, 921, Consolação

    – Extra. Rua João Cachoeira, 899, Itaim Bibi

    – Futurama. Avenida Angélica, 546

    – Hirota. Rua Gaspar Fernandes, 452, Vila Monumento

    Continua após a publicidade

    – Pão de Açúcar. Rua Magalhães de Castro, 6118, Jardim Panorama

    – St Marche. Avenida São Gabriel, 600, Itaim Bibi

    – Sonda. Avenida Francisco Matarazzo, 892, Água Branca

    – Walmart. Rua James Holland, 668, Barra Funda

    Publicidade
    Publicidade