Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Mazzaropi ganha duas mostras de cinema em São Paulo

Eventos foram organizados em comemoração do centenário de nascimento do humorista

Por Redação VEJINHA.COM
Atualizado em 5 dez 2016, 17h17 - Publicado em 28 mar 2012, 16h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Se vivo, no próximo 9 de abril, o humorista Amancio Mazaroppi faria 100 anos. Depois de uma breve carreira no circo, no teatro e no rádio, Mazzaropi chegou ao cinema na década de 50 e consagrou personagens como o Jeca, Pedro Malazartes e outros que representam o homem do interior. O artista também foi alvo de estudos de Paulo Emílio Salles Gomes e Jorge Ferreira. Seu trabalho no cinema nacional é considerado tão importante quanto o de Glauber Rocha e José Mojica Marins, o Zé do Caixão. Para comemorar a data, a Cinemateca e a Biblioteca Roberto Santos realizam mostras para relembrar seu trabalho no cinema.

    + Os melhores filmes em cartaz; salas e horários

    Na Cinemateca a mostra Centenário de Mazzaropi apresenta algumas pérolas do humorista, como “Sai da Frente” , “Nadando em Dinheiro” (ambas de 1952) e “Canudinho” (1953) – todas rodadas pela Companhia Vera Cruz – além de “As Aventuras de Pedro Malazartes” (1960).

    + Fiesp premia os melhores filmes realizados em São Paulo

    Continua após a publicidade

    O destaque da mostra fica por conta da sessão Mazzaropi Restaurado, que apresenta outros quatro títulos de maior importância na carreira do ator e diretor, “Zé Periquito” (1961), “O Lamparina” (1963), “O Corintiano” e “O Puritano da Rua Augusta” em versões restauradas. Cada ingresso custa R$ 8,00.

    Já na Biblioteca Roberto Santos, a mostra Mazzaropi Cem Anos conta com uma seleção semelhante, mas com suporte em DVD e exibições gratuitas.

    Para mais detalhes sobre as exibições na Cinemateca, clique aqui; sobre os filmes na Biblioteca Roberto Santos, a programação completa está aqui.

    Publicidade

    Publicidade