Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Máquina para capturar pernilongos está em testes no Rio Pinheiros

Aparelho foi desenvolvido nos Estados Unidos com apoio técnico da NASA

Por Agência Brasil
Atualizado em 27 Maio 2024, 17h16 - Publicado em 26 out 2020, 18h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) começou, no início de outubro, os testes de um equipamento para captura de pernilongos no Rio Pinheiros, nas imediações da Usina São Paulo, antiga Usina de Traição. A máquina, desenvolvida nos Estados Unidos com apoio técnico da NASA, imita a temperatura corporal humana para atrair o mosquito e, em seguida, utiliza um ventilador de vácuo para forçá-los a entrar na unidade.

    Segundo a EMAE, o equipamento promete dar mais eficiência às ações, alcançar locais onde os barcos não chegam e reduzir custos. Informações preliminares dão conta de que mais de 3 000 pernilongos por dia podem ser absorvidos. Os custos, a eficácia e precisão do sistema ainda estão sendo analisados. Se a avaliação for positiva, o sistema poderá ser adotado.

    Desde 2019, início do Programa Novo Rio Pinheiros, a EMAE vem fazendo o desassoreamento, a remoção de resíduos sólidos e de vegetação aquática, bem como a roçagem e limpeza dos taludes. Segundo dados divulgados pela empresa, foram retirados 240.595 m³ de sedimentos, o equivalente a capacidade de mais de 15 mil caminhões basculantes. Sobre o lixo flutuante, foram removidos mais de 12 mil toneladas de resíduos.

    +Assine a Vejinha a partir de 5,90 

    Publicidade
    Publicidade