L’Oréal Paris faz ação inédita contra o assédio nos estádios
Mais de 18 mil pessoas foram capacitadas com estratégias práticas durante partida contra o Palmeiras no Engenhão

A L’Oréal Paris lançou uma iniciativa inédita no futebol brasileiro durante o jogo do Palmeiras contra o Botafogo no último dia 17 pela Libertadores. A marca capacitou os cerca de 18 mil torcedores em uma uma edição especial do Stand Up, programa global de combate ao assédio criado pela L’Oréal Paris. A ação buscou transformar as arquibancadas em espaços mais seguros e acolhedores, especialmente para mulheres.
A campanha, que capacita o público com estratégias práticas e seguras para intervir em situações de assédio, foi conduzida ao vivo com transmissão simultânea nos telões das arquibancadas Norte e Sul. Antes do início da partida, a influenciadora e repórter Samantha Alves, torcedora do Botafogo, convocou os torcedores com um vídeo exibido nos telões, dando início ao treinamento coletivo.
Futebol mais seguro para todos
Com um mosaico temático organizado pelas torcidas do clube e uma faixa exibida na entrada dos jogadores, a iniciativa reforçou o compromisso com um futebol livre de assédio e violência de gênero.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2024), os casos de importunação sexual aumentaram 48,7% no país. Ainda segundo o levantamento, 40% das mulheres evitam frequentar estádios por se sentirem inseguras nesses ambientes.
Lançado globalmente em 2020 pela L’Oréal Paris, em parceria com a ONG internacional Right To Be, o programa Stand Up já capacitou mais de 3 milhões de pessoas em 45 países. A metodologia é baseada nos 5D’s:
- Distrair
- Delegar
- Documentar
- Dirigir-se ao assediador
- Dialogar
Essas técnicas ensinam vítimas e testemunhas a reagirem de forma segura, sem colocar em risco a própria integridade.
No Brasil, o projeto é conduzido pela ONG Cruzando Histórias, que oferece treinamentos gratuitos tanto a parceiros da marca quanto ao público em geral, por meio de inscrições no site da L’Oréal Paris.