Avatar do usuário logado
OLÁ,

Lenda do boxe, Éder Jofre morre aos 86 anos

Multicampeão integrava Hall da Fama do Boxe desde 1992 e foi o maior peso galo do país

Por Clayton Freitas
Atualizado em 2 out 2022, 14h01 - Publicado em 2 out 2022, 11h20
Também chamado de "Galo de Ouro", foi o primeiro brasileiro a conquistar um título mundial
Também chamado de "Galo de Ouro", foi o primeiro brasileiro a conquistar um título mundial (Redes Sociais/Reprodução/Reprodução)
Continua após publicidade

Uma das maiores lendas do boxe do Brasil, Éder Jofre morreu neste domingo (2) em Embu das Artes, na Grande São Paulo, aos 86 anos de idade. A morte foi confirmada pela filha dele, Andre Jofre. Ele morreu às 2h20 deste domingo.

O ex-pugilista começou a despontar em São Paulo, em 1953, quando venceu a Forja dos Campeões. Mais tarde, em 1958, foi campeão brasileiro dos galos (até 54 quilos), sul-americano dos galos (1960), e, no mesmo ano, conquistou o seu principal mundial na categoria, pela AMB (Associação Mundial de Boxe). Dois anos depois unificou o título dos galos, e, em 1973, conquistou mais um título mundia em outra categoria, pelos penas (até 57 quilos), pela  CMB (Conselho Mundial de Boxe).

Devido a sua importância para o boxe, desde 1992 ele integrava o Hall da Fama do Boxe, e foi eleito o nono melhor pugilista de todos os tempos.

Ele era uma das vítimas de demência pugilística, como é chamada a Encefalopatia Traumática Crônica, doença que também afeta jogadores de futebol americano.

Continua após a publicidade

Tricolor fanático, Éder Jofre recebeu homenagem de seu time do coração, o São Paulo Futebol Clube, local onde aprendeu os primeiros golpes com o próprio pai, Kid Jofre, também ex-pugilista.

Publicidade