Os servidores da saúde do município de Rio Claro, a cerca de 180 quilômetros da capital, foram proibidos de usar telefones celulares e tablets durante o expediente nas unidades da cidade.
A decisão aprovada pelo prefeito da cidade, João Teixeira Junior, foi publicada na sexta-feira (20), no Diário Oficial, e começa a valer a partir desta segunda (23).
Segundo texto, os funcionários poderão usar os aparelhos apenas quando tiverem autorização de superiores ou puderem justificar o uso em razão de problemas de saúde própria, de familiares, ou para auxiliar no atendimento do paciente.
Segundo a norma, o uso também é liberado nos intervalos de trabalho, e caberá ao chefe geral de cada unidade a adoção de medidas para o cumprimento.
Segundo a secretaria de Saúde, as sanções a serem aplicadas ao servidor que desrespeitar essa lei estão previstas na legislação e, dependendo do caso, o funcionário poderá ser exonerado.
A pasta também comunicou que denúncias podem ser feitas no telefone (19) 3526-7105 ou pelo 156 da prefeitura. A ocorrência será registrada e apurada.