Avatar do usuário logado
OLÁ,

Lei que põe fim a desconto na aposentadoria de servidor é sancionada

Lei aprovada pela Alesp revoga a contribuição previdenciária de servidores estaduais aposentados que ganham até R$ 7 087,22

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 nov 2022, 13h28
Imagem mostra fachada do Palácio dos Bandeirantes
O Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista (Fernando Moraes/Veja SP)
Continua após publicidade

O governador Rodrigo Garcia (PSDB) sancionou nesta sexta-feira (4) lei que revoga o desconto de servidores estaduais aposentados e pensionistas que ganham até 7 087,22 reais, o teto salarial do INSS. A lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) no dia 25 de outubro.

O “confisco” na aposentadoria, como é chamada por sindicatos de servidores, foi instituído pelo ex-governador João Doria (PSDB) e foi alvo de críticas durante a campanha eleitoral ao governo de São Paulo.

+ Criação do Trem Intercidades prevê concessão da linha 7-Rubi da CPTM

A mudança vale a partir de janeiro de 2023. Segundo o governo, cerca de 420 mil beneficiários, incluindo aposentados e pensionistas civis, serão contemplados com o fim da contribuição. Para aqueles que ganham acima do teto, os descontos continuarão vigentes.

Ainda de acordo com a gestão estadual, o fim da contribuição vai impactar os cofres públicos em 2 bilhões de reais anualmente.

Publicidade