Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Lei de conservação das calçadas entra em vigor

Salvo raros exemplos, as calçadas da capital representam verdadeiras arapucas para os incautos. Buracos, desníveis, pisos escorregadios e irregularidades das mais variadas espécies são um convite para tombos e lesões. Para tentar reduzir os problemas, entrou em vigor neste mês uma lei mais rígida de conservação desses espaços. A regulamentação aumenta a multa de quem […]

Por Mauricio Xavier [com reportagem de Carolina Giovanelli]
Atualizado em 14 Maio 2024, 11h26 - Publicado em 4 nov 2011, 15h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Salvo raros exemplos, as calçadas da capital representam verdadeiras arapucas para os incautos. Buracos, desníveis, pisos escorregadios e irregularidades das mais variadas espécies são um convite para tombos e lesões. Para tentar reduzir os problemas, entrou em vigor neste mês uma lei mais rígida de conservação desses espaços. A regulamentação aumenta a multa de quem descuida do passeio de 96,33 reais para 300 reais a cada metro linear.

    + Acidentes de trânsito: o bafômetro sozinho não resolve

    + Rio Tietê: não podemos desistir dele

    Outra novidade é que, de agora em diante, o locatário também fica responsável pela calçada — e não apenas o proprietário, como na antiga legislação. O desafio será fazer a fiscalização dar conta do cumprimento das normas. Segundo a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, existem 35.000 quilômetros de calçadas em São Paulo. Confira abaixo o número de multas aplicadas na metrópole nos últimos quatro anos:

    Continua após a publicidade

    Multas por ano

    2008……………………………………1.687

    2009…………………………………… 1.052

    2010…………………………………… 3.096

    Continua após a publicidade

    2011*………………………………….. 2.916

    *Até setembro

     

    Publicidade

    Publicidade