Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Lavanderias diversificam o atendimento ao cliente

Agendamento pela internet, sistema self-service e até aplicativo de celular são os novos facilitadores para quem precisa deixar as roupas limpas

Por Raphael Martins
Atualizado em 5 dez 2016, 14h05 - Publicado em 12 set 2014, 23h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A proliferação de apartamentos sem área de serviço e o encarecimento na contratação de domésticas limparam a área para o mercado de lavanderias. Segundo dados da associação que reúne as empresas do setor, o número de estabelecimentos aumentou 25% no país desde 2009. Atualmente, cerca de 1 200 deles atuam na cidade de São Paulo. O futuro parece igualmente promissor para o negócio, com perspectivas de crescimento de vendas na casa de dois dígitos por ano, segundo cálculos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

    + Monges do Mosteiro de São Bento usam tablet, Facebook e WhatsApp

    Uma das tendências atuais do negócio é a multiplicação de serviços digitais, como o do site Elave. Criado há três meses, o portal reúne cinco lavanderias com atendimento informatizado. É possível agendar a retirada e a devolução de roupas em casa e comprar pacotes mensais a partir de 240 reais. Ele dá direito a trinta roupas lavadas a cada trinta dias. O custo unitário, 8 reais por peça, é 20% mais baixo, em média, que o das lojas convencionais. Na Limelocker, criada em setembro passado, o cliente coloca as roupas num armário e pode requisitar a lavagem das peças através de um aplicativo de celular. A encomenda volta limpa e passada, no mesmo local, após dois dias úteis. A cobrança é feita por tipo de vestimenta, com preços entre 2 e 30 reais.

    + Donos de cães optam por rações caseiras e mais nutritivas

    Outra novidade é a Quality Express, uma rede ao estilo americano, que permite ao usuário lavar seu próprio cesto com até 21 itens em pouco mais de uma hora. A operação custa 24 reais. Por mais 3 reais por peça, as funcionárias entregam a roupa passada. A empresa surgiu por aqui há um ano e conta hoje com duas unidades (Campo Belo e Mooca). “Comecei a usar o serviço depois que sumiram algumas roupas da lavanderia comunitária do meu prédio”, diz o estilista Thiago Bastos. “Funciona bem.”

    LIMPEZA MODERNA

    › Sem ajuda Por 24 reais, o cliente lava e seca até 21 peças. Quality Express. Rua João de Souza Dias, 617, Campo Belo, ☎ 3876-5599 + 1 endereço

    Continua após a publicidade

    › Aplicativo Através de um aviso por celular, a empresa lava e devolve roupas em até dois dias úteis. Limelocker. Edifício Pátio Malzoni, Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3477, Itaim Bibi + 19 endereços

    › Internet Com cotas de trinta a cinquenta peças por mês, as roupas são retiradas e entregues em casa em dias e horários agendados pela rede. Portal Elave.www.elave.com.br.

    Publicidade
    Publicidade