Nessa quinta (4), a The School of Life, escola especializada em inteligência emocional, traz pela primeira vez ao Brasil Kate Raworth, economista autora do livro ‘Economia Donut’. No título, Kate propõe um modelo de economia alternativo: um gráfico circular que por um acaso se parece muito com um donut – ou uma rosquinha – por conta de seu ‘buraco’ no meio.
Segundo ela, o modelo econômico estabelecido na década de 1930 pela medida do Produto Interno Bruto (PIB) e que se baseia em crescimento desenfreado se provou uma falha. Os economistas do século XX teriam previsto crescimento a todo custo, desconsiderando os limites ambientais.
O centro do modelo de Kate representa a carência de necessidades básicas para a vida, como moradia e energia. Na rosquinha em si, está o “lugar ideal” da humanidade – a economia que atende a todas as necessidades sem degradar o meio-ambiente. É esse o tipo de economia que, segundo Kate, devemos buscar. Do lado de fora moram as consequências dos excessos climáticos, como perda da biodiversidade e poluição do ar. A ideia principal é atender às necessidades de todos dentro dos limites ecológicos estabelecidos.
Entre os dias 4 e 7 de julho, quando está na cidade, Kate ainda ministra a masterclass “Os Limites do Crescimento”, no domingo (7), na The School of Life sobre Os ingressos para a aula estão esgotados, mas ainda é possível adquirir um lugar na palestra desta quinta (4), já em seu terceiro lote e com pouquíssimos tickets disponíveis.
“Em 50 anos, queremos olhar para trás e saber que contribuímos para um mundo melhor”, afirma a diretora da escola Diana Gabanyi, que se encantou com os ideais da economista e baniu o plástico descartável da empresa. Além da palestra, que deve durar 150 minutos, o evento também terá uma cerimônia de abertura, às 19h30, e um evento com drinks, comidinhas e autógrafos da autora, às 21h30.
- Unibes Cultural
- Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré
- 04 de julho, às 20h
- R$ 240,00