Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Justiça reclassifica faixa etária de ‘Encontro com Fátima Bernardes’

Decisão, que fez a atração passar de 'livre' para 'impróprio para menores de 10 anos', vem após exibição de música acusada de apologia às drogas

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 mar 2020, 14h46 • Atualizado em 13 mar 2020, 20h51
Imagem mostra Fátima Bernardes sorrindo. Ela usa vestido no cenário do Encontro
Fátima Bernardes: apresentadora do 'Encontro' (TV Globo/Divulgação)
Continua após publicidade
  • O Ministério da Justiça publicou no Diário Oficial de quinta-feira (12) uma reclassificação etária para o programa Encontro com Fátima Bernardes, da Globo. A atração, antes considerada como livre para todos os públicos, agora deverá ser exibida com a tarjeta que indica que não é recomendada para menores de 10 anos de idade.

    Segundo o despacho da Coordenação de Políticas de Classificação Indicativa, que faz parte da pasta, a decisão foi tomada após a repercussão do episódio do dia 23 de dezembro do último ano. Na ocasião a cantora Ludmilla fez uma apresentação da música Verdinha, acusada pelo deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) de fazer apologia às drogas.

    O órgão afirma na decisão que monitorou o programa durante trinta dias, começando em 15 de janeiro, para chegar ao veredito. Segundo o texto foram detectadas “tendências” que seriam incompatíveis com a classificação livre, a exemplo de temas como angústia, arma com violência, conteúdo educativo sobre sexo, descrição do consumo de drogas lícitas, linguagem depreciativa e nudez velada, entre outros.

    O Ministério deu o prazo de cinco dias para que a emissora mude a classificação etária da atração. A Vejinha procurou a Globo, que afirmou que irá recorrer da decisão. “Entendemos que o conteúdo do programa está adequado à classificação livre, além de alinhado ao Código de Princípios e Valores da Globo”, diz a nota.

    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês