Uma decisão da Justiça de Sergipe vai bloquear o WhatsApp a partir das 14 horas desta segunda (2). O aplicativo ficará fora do ar por 72 horas. Esta é a segunda vez que o serviço de troca de mensagens é bloqueado por medida judicial.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o despacho para o bloqueio foi assinado pelo juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE), no dia 26 de abril. As razões do bloqueio ainda não foram explicadas, porém o magistrado é o mesmo que mandou prender preventivamente em março o vice-presidente do Facebook para a América Latina, Diego Dzodan, alegando descumprimento de determinação de quebra do sigilo de mensagens no aplicativo. A Justiça precisava de informações no âmbito de um processo de tráfico de drogas interestadual, mas o Facebook, dono do WhatsApp, não teria liberado as conversas.
+ 4 app de mensagens para substituir o WhatsApp
Em dezembro de 2015, a 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo também enviou uma ordem judicial para que as operadoras interrompessem o funcionamento do aplicativo em todo o território nacional por um período de 48 horas, após a empresa não atender a uma determinação judicial. A decisão, no entanto, foi interrompida antes do período previsto.