Considerado um dos precursores do cinema independente norte-americano, John Cassavetes (1929-1989) ganha mostra no Sesc Santana a partir de 7 de fevereiro.
O cineasta começou sua carreira no final da década de 50, com o filme “Sombras”, que ganhou o Prêmio da Crítica no Festival de Veneza. Foi na década de 70, no entanto que ele despontou como um grande diretor. São dessa época os três filmes que compõem a programação.
+ Os melhores filmes em cartaz; salas e horários
+ Confira os indicados ao Oscar 2012
O perturbador “Uma Mulher Sob Influência” (1974) – pelo qual Cassavetes foi indicado ao Oscar de melhor diretor – abre a mostra, no dia 7. “A Morte de um Bookmaker Chinês “ (1976) será exibido no dia 14. Por fim, “Noite de Estreia” (1977) é apresentado ao público no dia 28. Todas as projeções acontecem no teatro do Sesc Santana, sempre às 20h00, e os ingressos são gratuitos.
Cassavetes também construiu uma carreira como ator, pela qual ficou mais conhecido: em 1968, atuou ao lado de Mia Farrow em “O Bebê de Rosemary”, de Roman Polanski. Por este papel, inclusive, ele foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.