Avatar do usuário logado
OLÁ,

IPVA 2022: pagamento com desconto de 9% para placa 1 vence nesta segunda

Valor menor vale para quem pagar à vista em parcela única; calendário segue até o dia 21 para outras placas; confira

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 jan 2022, 10h56 - Publicado em 10 jan 2022, 10h46
Imagem mostra congestionamento de carros na Marginal Pinheiros
Trânsito na Marginal Pinheiros (Marivaldo Oliveira/Estadão Conteúdo/Veja SP)
Continua após publicidade

O calendário de pagamento do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) começa nesta segunda-feira. Proprietários de motos e veículos com final de placa 1 têm até esta segunda-feira (10) se quiserem aproveitar o desconto de 9%. A alíquota vale para quem for pagar o valor integral à vista, em parcela única.

+Dono de Porshe pagará mais de meio milhão de reais de IPVA em 2022

Segundo o cronograma divulgado pela Secretaria Estadual da Fazenda e Planejamento, o pagamento com desconto maior é escalonado e depende do número final da placa. Nesta terça-feira (11), por exemplo, o desconto de 9% vale para veículos com final de placa 2. O calendário de janeiro continua até o dia 21, quando vence a parcela única com o desconto maior para veículos com final de placa 0.

Se o dono do veículo não tiver condições de pagar o imposto já em janeiro, poderá fazê-lo a partir do dia 10 de fevereiro. Nesta data os donos de veículos com final de placa 1 podem escolher a forma como vão pagar: se a opção for por pagamento integral e à vista, a alíquota de desconto é menor no próximo mês, de 5%; se for parcelar, esta é a data em que terá início o vencimento da 1ª parcela.

+Vai ficar mais caro: saiba tudo sobre o IPVA 2022 em São Paulo

Neste ano o governo estadual deu a possibilidade de parcelar o imposto em até cinco vezes.

Alta

O valor mais elevado para os contribuintes já era esperado e tem relação com um fato atípico: a supervalorização dos veículos usados.

Continua após a publicidade

Diferentemente do que ocorreu nos anos anteriores, em que os valores venais dos veículos usados caíram ano a ano, em 2021 os usados tiveram uma forte alta. Os motivos são vários e incluem a inflação, câmbio elevado e falta de componentes eletrônicos em escala global que acabaram por encarecer ainda mais o valor dos veículos novos. O efeito colateral foi o aumento da procura pelos usados.

+Polícia identifica 8 das 10 vítimas de acidente em Capitólio

Com isso, em 2021, o valor venal dos veículos subiu 22,54% em média, segundo a pesquisa anual feita pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para a Secretaria de Fazenda e Planejamento.

Por se tratar de uma média, alguns ficaram acima disso. É o caso do grupo dos caminhões usados, que tiveram alta de 25,17%. Na sequência vem as camionetas e utilitários, com elevação de 23,5%; motocicletas, que subiram 23,33%; e os automóveis, 21,99%. A menor valorização, de 15,57% foi ônibus e micro-ônibus.

Continua após a publicidade

Como fazer a consulta
Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda e Planejamento, a consulta do valor do imposto pode ser feita em toda a rede bancária por intermédio dos terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos de celular.

Outra forma é acessar o site da secretaria, por intermédio do portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/
Para fazer a consulta, basta informar o número do Renavam e a placa do veículo.

Confira o cronograma de pagamento do IPVA

tabela do IPVA
Fonte: Secretaria Estadual de Fazenda e Planejamento de São Paulo (Divulgação/Divulgação)
Publicidade