Avatar do usuário logado
OLÁ,

Ipiranga com São João ganha reforma de quase R$ 5 milhões; veja fotos

Esquina mais famosa do Brasil ganhou novas calçadas, arranjo de fiação e esculturas em bronze de Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 dez 2022, 12h29 - Publicado em 6 dez 2022, 12h16
Cruzamento eternizado na música "Sampa", de Caetano Veloso, ganhou placas estilizadas, assim como eram usadas no passado
Cruzamento eternizado na música "Sampa", de Caetano Veloso, ganhou placas estilizadas, assim como eram usadas no passado (Edson Lopes Jr/Secom/Prefeitura de São Paulo/Divulgação)
Continua após publicidade

Imortalizada na música “Sampa”, de Caetano Veloso, a esquina mais famosa do Brasil, a das avenidas Ipiranga e São João, no Centro de São Paulo, ganhou um verdadeiro banho de loja ao custo de 4,9 milhões de reais.

+Após dois anos, Réveillon na Avenida Paulista retorna com megapalco

Quatro esculturas em bronze, tais como a do músico e compositor Adoniran Barbosa, foram produzidas pela artista plástica Christina Motta

Quatro esculturas em bronze, tais como a do músico e compositor Adoniran Barbosa, foram produzidas pela artista plástica Christina Motta

Após oito meses de obras, o famoso cruzamento e trechos das imediações ganharam melhorias tais como novas calçadas, placas estilizadas de identificação de ruas –assim como as usadas no passado– arranjo da fiação, reparo de postes e esculturas artísticas.

Escultura em bronze retrata fotógrafo de lambe-lambe, uma das quatro instaladas no cruzamento
Escultura em bronze retrata fotógrafo de lambe-lambe, uma das quatro instaladas no cruzamento (Edson Lopes Jr/Secom/Prefeitura de São Paulo/Divulgação)
Continua após a publicidade

O espaço também ganhou quatro novas esculturas em bronze produzidas pela artista plástica Christina Motta, a mesma que assina obras tais como as esculturas de Tom Jobim, na orla de Ipanema, na Zona Sul do Rio. Na esquina histórica, ela criou estátuas de bronze dos músicos e compositores Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini, e profissionais tradicionais de épocas passadas, tais como um fotógrafo de lambe-lambe e jovem engraxate. Segundo a Prefeitura de São Paulo, as obras foram criadas para homenagear personalidades marcantes da São Paulo antiga.

Uma das quatro esculturas em bronze é do sapateiro, personagem muito comum na São Paulo antiga
Uma das quatro esculturas em bronze é do sapateiro, personagem muito comum na São Paulo antiga (Edson Lopes Jr/Secom/Prefeitura de São Paulo/Divulgação)

Além da requalificação, foi criada uma praça na confluência das ruas Conselheiro Nébias com a dos Timbiras e a Avenida São João. A área estava subutilizada, segundo a prefeitura.

Publicidade