Avatar do usuário logado
OLÁ,

Ipem autua 1 em cada 4 estabelecimentos na operação “Papai Noel”

Fiscais vistoriaram 211 locais e constataram irregularidades em 52 deles (24,6%); multas podem chegar a R$ 1,5 milhão

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 dez 2021, 14h33
Fiscais do Ipem-SP em lojas do comércio
Fiscais vistoriam lojas em busca de produtos com irregularidades (Ipem-SP/Divulgação)
Continua após publicidade

Em fiscalização realizada entre os dias 6 e 10 de dezembro, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) constatou irregularidades em produtos natalinos, de brinquedos a produtos de decoração como pisca-pisca, na operação “Papai Noel”.

Foram vistoriadas lojas físicas e virtuais que vendem brinquedos como bolas, bonecos, tabuleiros de jogos e bicicletas, e também luminárias natalinas e mangueiras usadas para enfeitar árvores de Natal, fachadas e áreas internas comerciais e residenciais.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

Dos 211 estabelecimentos vistoriados, 52 deles (24,6%) foram autuados por diversas irregularidades, ou uma em cada quatro. As fiscalizações ocorreram na capital, Grande São Paulo e outros oito municípios do interior.

Pelos dados do Ipem-SP, tanto proporcionalmente quanto no total geral, houve aumento na quantidade de irregularidades encontradas. A operação “Papai Noel” de 2019 vistoriou 184 estabelecimentos e foram encontradas irregularidades em 30 (16%).

Continua após a publicidade

A maior parte era devido à ausência do selo de identificação da conformidade do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Segundo o Ipem-SP, o risco de comprar um produto fora da conformidade, especialmente os elétricos, é que eles podem causar curto elétrico e, consequentemente, incêndios.

Publicidade