Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário

“Inverno da Luz Vermelha” mostra jovens driblando carências

No drama, Monique Gardenberg dá um salto na direção de atores

Por Dirceu Alves Jr.
27 ago 2010, 22h57 • Atualizado em 5 dez 2016, 18h38
  • Exemplo de diretora globalizada, Monique Gardenberg circula pelo cinema, teatro e música. Conheceu a unanimidade como encenadora no épico Os Sete Afluentes do Rio Ota (2003), filmou o romance Benjamim (2004), de Chico Buarque, e valorizou com beleza cênica o show Primórdios (2005), de Marina Lima. Desde 2007, quando a montagem Um Dia, no Verão dividiu opiniões, ela resistia ao palco, como confessou à plateia no último dia 20, logo depois da primeira apresentação de Inverno da Luz Vermelha. O drama, em cartaz na Faap, marca a reconciliação de Monique também com um teatro calcado mais na essência que no efeito.

    A peça do americano Adam Rapp apresenta jovens driblando suas carências. De passagem por Amsterdã, dois amigos (os atores André Frateschi e Rafael Primot) se envolvem com uma prostituta (interpretada por Marjorie Estiano). Um deles é o machão admirado e, ao mesmo tempo, intimidador; o outro, acanhado, amarga a maior fossa. Centrada nos contrastes psicológicos, a primeira parte investe nos diálogos e em um ritmo mais lento para preparar o desfecho: o reencontro do trio, um ano depois, e as consequências disso para cada um. Apesar de não investir na malícia, Marjorie, tão associada ao físico miúdo e angelical, convence na dubiedade da personagem. Em cena, sobressaem Frateschi e Primot, em tradução perfeita de seus tipos. Esse bom rendimento do elenco demonstra que Monique deu um salto na direção de atores, sem todavia dispensar seu habitual pendor pelos apelos visuais.

    AVALIAÇÃO ✪✪✪

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês