Avatar do usuário logado
Usuário

Instituto Moreira Salles traz obras de Aleijadinho em fotos

São 81 imagens do argentino Horacio Coppola sobre as esculturas do artista

Por Jonas Lopes
14 jul 2012, 00h50 • Atualizado em 5 set 2025, 16h42
  • Morto há um mês, aos 105 anos, o fotógrafo argentino Horacio Coppola tem um lado menos popular de sua produção explorado nas 81 imagens de “Luz, Cedro e Pedra”. A mostra, em cartaz a partir de quarta (18) no Instituto Moreira Salles, reúne uma série registrada em 1945 nas cidades históricas de Minas Gerais. Ali, ele focou um tema específico: as esculturas de Aleijadinho em Sabará, Ouro Preto e Congonhas do Campo, um “grande teatro religioso”, na expressão cunhada pelo curador Luciano Migliaccio.

    + Exposições que não dá para perder

    + Nelson Rodrigues recebe homenagem em mostra interativa

    Expoente do modernismo fotográfico latino-americano, Coppola sobressaiu pelos flagrantes urbanos de Buenos Aires. Esses trabalhos revelam a atenção aos aspectos geométricos da cidade, reflexo do período passado pelo artista na Alemanha. Entre 1932 e 1933, ele estudou na cultuada escola Bauhaus, onde conheceu a esposa, Grete Stern, posteriormente celebrizada pelas fotomontagens surrealistas. Fugindo da ameaça nazista, o casal veio para a América do Sul em 1935. Dez anos depois, Coppola visitou o Brasil para realizar o conjunto agora exibido.

    As figuras esculpidas pelo gênio do barroco, de fato, surgem quase como personagens nos retratos. Impossível não ficar tocado com a serenidade de “São João Evangelista Adormecido” ou por três Cristos, dois deles crucificados e o último com a coroa de espinhos. Não ficaram de fora os imponentes doze apóstolos reunidos no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês