Avatar do usuário logado
OLÁ,

Instituto Anglicano, que atende mais de 1 000 crianças em Paraisópolis, inaugura ginásio

Complexo de creches amplia a atuação com novo espaço esportivo e de lazer

Por Luana Machado
12 jun 2025, 13h00
instituto-anglicano-creches-reverendo-aldo-quintao
Área de brincar do instituto (Leo Martins/Veja SP)
Continua após publicidade

Na favela mais populosa da cidade de São Paulo, um complexo de creches com mais de 16 000 metros quadrados atende 1 005 crianças de Paraisópolis na faixa etária de 0 a 4 anos. Idealizado pelo reverendo Aldo Quintão, 63, o Instituto Anglicano, ONG que atua como braço social da Catedral Anglicana de São Paulo, inaugura neste sábado (14) um ginásio com 3 780 metros quadrados para prática esportiva e lazer.

A construção, fruto de uma parceria público-privada com a prefeitura de São Paulo, custou, em dois anos, mais de 18 milhões de reais e possui um auditório com capacidade para 250 pessoas, sala de balé e de judô, espaço gamer, vestiários e instalações para aulas de reforço escolar. Com o ginásio, o complexo que inclui quatro creches — os CEIs Renata Eugênia Rodrigues, Ana Paula Quintão, Cristina Nardinelli e o mais novo, inaugurado em 2020, Bernardo Giacomini Gonçalves —, todas conveniadas à gestão municipal, passa a oferecer um ensino integrado para as famílias.

instituto-anglicano-creches-reverendo-aldo-quintao
Novas instalações: sala de games (Leo Martins/Veja SP)

“É um grande sonho meu a criança passar o dia aqui. Isso evita que elas fiquem nas ruas e dá uma perspectiva de futuro. No novo espaço, vamos começar atendendo pouco mais de 500, para entender como vai ser o funcionamento. Precisamos também de mais investimentos e verbas para atingir o potencial do lugar”, avisa o reverendo. Além dessa estrutura, o ginásio possui dois apartamentos com dois quartos cada, construídos com o objetivo de hospedar crianças e adolescentes de outras creches e projetos sociais do instituto, localizados em Itaí e São Manuel, no interior paulista, e em Contagem, Minas Gerais, que atendem, juntos, 820 pessoas.

instituto-anglicano-creches-reverendo-aldo-quintao
O reverendo
Aldo Quintão no complexo (Leo Martins/Veja SP)
Continua após a publicidade

“Tudo começou em 1997 só com sete crianças em um lugar precário no meio de Paraisópolis. Agora, estamos espalhados em outras cidades e possuímos o maior prédio construído para creche da América Latina”, ressalta Aldo, que se orgulha de ser parte da Catedral Anglicana, mantenedora da iniciativa e única igreja brasileira auditada por uma das maiores empresas do setor no mundo, a Ernst & Young Global Limited.

Parte dessa história, a dona de casa Sandra Maria da Silva, 48, tem quatro netos estudando no Anglicano e lamenta a saída do filho mais novo, Nicollas, que se formou no Grupo II, última série oferecida dentro do complexo. “Espero que abram vagas no ginásio para as crianças que não estão mais lá, porque é uma continuidade do ensino. Torço para ampliarem também as séries, é uma escola maravilhosa, muitos acham que é particular. Meu filho aprendeu como se relacionar com a natureza e com os colegas, ele segue até hoje os ensinamentos do instituto”, conta a moradora de Paraisópolis.

instituto-anglicano-creches-reverendo-aldo-quintao
Festa junina de 2024 (Leo Martins/Veja SP)
Continua após a publicidade

Para manter a megaestrutura, que ainda comporta a única unidade totalmente gratuita da escola de idiomas Cultura Inglesa, que atende 1 000 alunos no terreno municipal sob administração da ONG e conta com 186 funcionários, o instituto firma parcerias com empresas como Styll Baby, Haskell Cosméticos, Baruel, Leitíssimo, Biscoito Globo, além de realizar dois grandes eventos anuais para arrecadar fundos: o bazar beneficente em parceria com a marca Brooksfield e a festa de São João. Em tempo: o “arraiá” acontece na próxima quinta-feira (19), na Catedral Anglicana, com barracas do instituto com iguarias juninas e vendas 100% destinadas às iniciativas.

Publicado em VEJA São Paulo de 13 de junho de 2025, edição nº 2948

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.