Avatar do usuário logado
OLÁ,

Indígenas ocupam sede da presidência na Avenida Paulista

O ato antecipa um protesto marcado para às 17h, em frente ao Masp

Por Estadão Conteúdo
30 ago 2017, 14h28
Indígena em protesto no escritório da Presidência da República em São Paulo: em prol da reserva no Jaraguá (Dario Oliveira / Estadão Conteúdo/Veja SP)
Continua após publicidade

Indígenas da tribo Guarani ocuparam na manhã desta quarta-feira (30) o prédio da secretaria da Presidência da República, na Avenida Paulista. Em Brasília, outro grupo acampou em frente ao Ministério da Justiça, em ação conjunta, segundo a assessoria de imprensa da Comissão Guarani Yvyrupa. O ato antecipa um protesto marcado para a tarde, às 17h em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na mesma avenida.

Os manifestantes reivindicam a revogação da portaria 683 do Ministério da Justiça, que anulou a declaração da terra indígena Jaraguá, na Zona Norte. Essa reserva, de 512 hectares, havia sido criada em 2015.

 

Outra exigência dos manifestantes é a revogação do parecer 001/2017, da Advocacia Geral da União, que, segundo o grupo, “pode afetar os processos de demarcação de terras indígenas”.

Em carta divulgada pelos manifestantes, eles afirmam que o povo Guarani “ocupou hoje a casa da Presidência em São Paulo porque o governo Temer invadiu no último dia 21/8 a nossa casa, a Terra Indígena Jaraguá”. Procurado pela reportagem, o Ministério da Justiça ainda não comentou o assunto.

Publicidade