Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Indígenas ocupam sede da presidência na Avenida Paulista

O ato antecipa um protesto marcado para às 17h, em frente ao Masp

Por Estadão Conteúdo
30 ago 2017, 14h28 •
Indígena em protesto no escritório da Presidência da República em São Paulo: em prol da reserva no Jaraguá (Dario Oliveira / Estadão Conteúdo/Veja SP)
Continua após publicidade
  • Indígenas da tribo Guarani ocuparam na manhã desta quarta-feira (30) o prédio da secretaria da Presidência da República, na Avenida Paulista. Em Brasília, outro grupo acampou em frente ao Ministério da Justiça, em ação conjunta, segundo a assessoria de imprensa da Comissão Guarani Yvyrupa. O ato antecipa um protesto marcado para a tarde, às 17h em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na mesma avenida.

    Os manifestantes reivindicam a revogação da portaria 683 do Ministério da Justiça, que anulou a declaração da terra indígena Jaraguá, na Zona Norte. Essa reserva, de 512 hectares, havia sido criada em 2015.

     

    Outra exigência dos manifestantes é a revogação do parecer 001/2017, da Advocacia Geral da União, que, segundo o grupo, “pode afetar os processos de demarcação de terras indígenas”.

    Em carta divulgada pelos manifestantes, eles afirmam que o povo Guarani “ocupou hoje a casa da Presidência em São Paulo porque o governo Temer invadiu no último dia 21/8 a nossa casa, a Terra Indígena Jaraguá”. Procurado pela reportagem, o Ministério da Justiça ainda não comentou o assunto.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês