Maior rede de cosméticos da cidade, com lojas de 2 000 metros quadrados em sete endereços, a Ikesaki completou recentemente cinquenta anos. Agora, planeja-se a abertura de mais duas filiais e um e-commerce.
+ Cinco perfumarias para fazer compras de beleza em São Paulo
Tudo começou em 1932, quando Hirofumi Ikesaki, ainda criança, deixou o Japão com a família. Após passar doze anos trabalhando na lavoura em Bastos, no interior paulista, ele mudou-se para a capital, onde arranjou emprego em uma tinturaria. Acabou virando dono do negócio nos anos 50. No fim daquela década, a proliferação dos tecidos sintéticos, que exigiam menos serviços de lavanderia, desencadeou uma crise no setor. Para não falir, o empresário passou a fornecer artigos a salões de beleza e, em 1964, criou sua marca.
+ As melhores lojas da Liberdade
Considerada a primeira do ramo na capital, a loja na Rua Galvão Bueno, na Liberdade, está no mesmo local até hoje. Embora tenha delegado aos cinco filhos a administração da rede, Ikesaki, hoje com 87 anos, continua participando do negócio. Em 2012, recebeu na Câmara a Medalha Anchieta pelos serviços prestados de divulgação da cultura japonesa à sociedade brasileira.