Grande SP tem queda histórica no número de viagens de metrô e ônibus, mostra pesquisa
Pela primeira vez desde o início do levantamento, houve uma redução no volume de deslocamentos de 15,1%

A Pesquisa Origem e Destino 2023, divulgada pelo Metrô de São Paulo nesta terça-feira (11), mostra uma queda significativa no número de viagens diárias na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Pela primeira vez desde o início do levantamento, houve uma redução no volume de deslocamentos: de 42 milhões em 2017 para 35,7 milhões em 2023, representando uma diminuição de 15,1%.
O estudo, realizado a cada dez anos, foi antecipado para entender os impactos da pandemia de Covid-19 na mobilidade urbana, segundo o metrô. Os dados apontam que a população tem se deslocado menos, refletindo mudanças no trabalho, no ensino e nos hábitos de transporte.
De acordo com o levantamento, o número de viagens de ônibus caiu de 8,3 milhões em 2017 para 5,6 milhões em 2023, que mostra uma retração de 31,9%. O metrô também registrou queda significativa, passando de 3,4 milhões para 2,7 milhões de viagens diárias, uma redução de 19,6%. Já os trens metropolitanos tiveram uma diminuição de 13,3% no mesmo período.
O estudo aponta que durante a pandemia de Covid-19, 3,8 milhões de pessoas abandonaram um ou mais modos de transporte. O ônibus foi o mais afetado, com 37% dos passageiros deixando de utilizá-lo, seguido pelo metrô (31%) e trem (26%).
Enquanto isso, o transporte individual manteve-se praticamente estável, perdendo apenas 0,9% das viagens diárias. No entanto, houve um crescimento expressivo do uso de táxi por aplicativo (137%) e motocicletas (16%)
A pesquisa também revelou que, apesar da queda nas viagens, a frota de carros particulares cresceu 21,5%, e a taxa de motorização aumentou 19,8%.
Outro dado relevante foi o aumento de 11,7% no número de empregos, sugerindo que a recuperação econômica pós-pandemia tem impulsionado mudanças nos padrões de deslocamento na região pesquisada.
De acordo com a pesquisa, as informações coletadas vão auxiliar no planejamento urbano e de transportes na Grande São Paulo, servindo como base para políticas públicas e investimentos no setor.