O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (19) um benefício de 1 000 reais para estudantes da rede estadual do estado. A medida ocorre para o combate da evasão escolar e terá investimento de 400 milhões de reais, destinado para 300 000 estudantes do ensino médio em situação de pobreza e extrema pobreza.
O valor será pago anualmente. “Cinco milhões de crianças deixaram a escola em 2020 no Brasil. Pessoas sem ensino não reagem, se tornam dependentes”, disse o governador João Doria (PSDB).
O pagamento do benefício está condicionado à uma frequência escolar mínima de 80%, participação nas avaliações de aprendizagem e dedicação de 2 a 3 horas de estudos no aplicativo Centro de Mídias SP. Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio devem ainda realizar atividades preparatórias para o ENEM.
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 30 de agosto até o dia 10 de setembro. Poderão se inscrever alunos matriculados no ensino médio e na 9º série do ensino fundamental inscritos no Cadastro Único, o CadÚnico.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, cerca de 770 000 alunos estão em situação de pobreza ou extrema pobreza. As inscrições poderão ser feitas neste site.