Quem vai se deslocar até os blocos de Carnaval usando o Uber precisa ficar atento. Em e-mail enviado aos passageiros, a empresa preparou um ‘guia’ de bom comportamento no Carnaval. Um dos tópicos alertava para o risco de cobrança extra caso o folião deixe sobras de glitter e maquiagem dentro carro.
Procurada, a Uber explicou que a taxa (que inclui vômito e/ou bebida derramada) só é cobrada caso a sujeira impeça o motorista de fazer outra corrida sem antes limpar o carro. Também é preciso comprovar com fotos o estado do veículo: o preço é calculado conforme o “estrago”. O texto recomenda ainda que os foliões evitem “toques e brincadeiras que possam ser mal interpretados” no trato com motoristas.
Confira outras dicas para evitar dor de cabeça com o transporte via app durante a folia.
– Não entre no carro antes de conferir placa, cor, modelo e a foto do motorista
– Faça apenas viagens combinadas pelo aplicativo, nada de aceitar propostas feitas ‘por fora’
– Quando a folia terminar, ande um pouco até achar um local sem multidão e com endereço claro antes de chamar o motorista
– Se estiver se sentindo mal, espere um pouco e beba uma água antes de pedir o carro
Caos no metrô
O fim de semana do pré-Carnaval foi marcado por tumulto nas estações de metrô. Devido aos problemas, as vias tiveram que ser desligadas nove vezes entre sábado (3) e domingo (4), totalizando duas horas e 44 minutos de operação parcial. De acordo com a Secretaria de Transportes, o botão-soco de emergência nos vagões foi pressionado 39 vezes, vinte e cinco delas na Linha 4-Amarela.
Também houve registro de que foliões sentaram no limite entre a plataforma e os trilhos, com as pernas suspensas. Cinco pessoas foram retiradas das plataformas por estar em situação de risco. Um passageiro tentou embarcar no metrô entre os vagões, mas foi impedido pelos seguranças.