GCM dispara contra jovem ao pensar que estivesse armado
O jovem portava uma bolsa quando teria feito o "movimento brusco na cintura", que levou o guarda a acreditar que ele estivesse armado
Um agente da Guarda Civil Municipal (GCM) confundiu uma bolsa com uma arma e atirou na cabeça de um jovem. O caso aconteceu durante uma abordagem em Várzea Grande, no interior de São Paulo, às 17h desta quarta-feira (3).
Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), o homem estava em uma motocicleta e não atendeu à ordem de parada.
A GCM alega que, depois disso, o jovem teria feito um movimento brusco na cintura, levando o agente a acreditar que ele estaria armado. A vítima foi gravemente ferida e foi encaminhada ao Hospital São Vicente, em Jundiaí, onde segue internada.
Em nota, a Prefeitura de Várzea Grande informa que “a GCM reitera que seu compromisso maior é servir e proteger a população e que lamenta profundamente o ocorrido”.
Investigação do caso
Ainda de acordo com a nota, o agente envolvido foi imediatamente levado à Delegacia da Polícia Civil, onde foi instaurado um inquérito para a apuração dos fatos. Além disso, o guarda foi afastado de todas as suas atividades operacionais e um processo disciplinar foi aberto.
A SSP informa que a perícia foi acionada e a arma do guarda foi encaminhada ao exame balístico. Além disso, a motocicleta usada pelo jovem foi apreendida.
Confira a nota na íntegra abaixo:





