Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

GCM de folga sacou arma na USP enquanto acompanhava ex-Jovem Pan

Estudantes afirmam que ele apontou uma pistola em suas direções

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 Maio 2024, 08h37 - Publicado em 18 ago 2023, 10h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Estudantes da Universidade de São Paulo (USP) acusam Marcelo Ferreira, integrante da Guarda Civil Metropolitana (GCM), de ter apontado uma arma em suas direções. Ele estava de folga e acompanhava o ex-comentarista da Jovem Pan Lucas Pavanato nesta quinta-feira (17) para gravar um vídeo no campus.

    Em imagens publicadas pela Folha, é possível ver Marcelo empunhando a arma. Um vídeo de mais de dois minutos (assista abaixo) feito por uma estudante mostra o GCM sendo expulso ao som de “recua, fascista, recua”. Em dado momento a jovem fala: “O cara está armado apontando a arma para os estudantes”. 

    Lucas Pavanato é ex-chefe de gabinete do vereador Fernando Holiday (PL) e suplente a deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ele já foi integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) e manteve o costume do grupo, de ir em lugares com pessoas de esquerda gravar vídeos para provocá-las.

    Em suas redes sociais, ele publicou um vídeo (assista abaixo) sendo empurrado por alguns estudantes. O vídeo mostra também um deles com pedaços de madeira nas mãos. 

    Segundo a Folha, Pavanato precisou recorrer a uma viatura de polícia para ir embora e depois abriu um Boletim de Ocorrência.

    Continua após a publicidade

    De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso foi registrado como lesão corporal e ameaça no 93° (Jaguaré), onde é investigado. Policiais foram acionados por volta das 17h para o atendimento de uma ocorrência. No local, os PMs se depararam com a confusão. “No momento da briga, um dos guardas teria sacado uma arma na tentativa de conter os estudantes, porém não chegou a atirar”, afirmou a pasta. Dois jovens, de 18 e 25 anos, ficaram feridos. A arma do agente foi apreendida. Foram solicitados exames junto ao Instituto Médico Legal (IML). “Os laudos estão em elaboração e, assim que finalizados, serão analisados pela autoridade policial”, finalizou a SSP.

    Continua após a publicidade

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade
    Publicidade