Segundo um velho ditado, onde tem um Fusca, sempre aparece outro atrás. A piada brinca com a popularidade do veículo, que até ganhou dos fãs um dia em sua homenagem: 22 de junho.
+ Outras notícias sobre a história de São Paulo no Blog Memória
Nessa data, em 1934, o engenheiro Ferdinand Porsche convenceu a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã a tirar seu projeto da prancheta. O aniversário do “besouro” em São Paulo foi comemorado com um desfile no Sambódromo do Anhembi.
Realizado na terça (23), o evento contou com a participação de 400 carros reunidos pelo Fusca Clube do Brasil, um dos primeiros por aqui dedicados exclusivamente ao automóvel. A associação surgiu em 1985 na Mooca e conta atualmente com cerca de 700 sócios. Entre outros feitos, eles se orgulham de um recorde: em 1995, conseguiram reunir 2 728 unidades da marca no Autódromo de Interlagos, feito reconhecido pelo Guinness Book.
No mercado paulistano, os veículos mais raros preservados pelos colecionadores chegam a custar aproximadamente 70 000 reais, como um exemplar do início da década de 50.