A massa gelada à base de leite e iogurte ganha pontos em relação ao seu concorrente, o sorvete, na parte calórica: 100 gramas têm cerca de 80 calorias, o equivalente a metade de um gelado tradicional. E para continuar nessa batalha as redes de frozen yogurt inovaram com apostas que incluem manga, papaia, coco e maracujá, entre outros.
Espalhadas pelos principais shoppings e ruas da cidade, as marcas de frozen (são ao menos oito por aqui) atraem os clientes com uma mesma fórmula: fachadas semelhantes com cores fortes, potes que variam do pequeno ao grande e opções de complementos (chamados de toppings), que podem ser frutas cortadas, confeitos, jujubas.
Em meio ao que chama de “bolha do iogurte”, Bruno Grossman, sócio-diretor da marca Yoggi, decidiu reformular o conceito de sua empresa para se diferenciar no crescente mercado. “Veio uma avalanche de empresas, marcas e lojas e não há diferenciação de uma com a outra. As lojas são iguais, os produtos são muito parecidos”, explica.
Agora, a rede de franquias de Grossman quer ir na direção oposta à de seus concorrentes. Dos atuais 74 pontos-de-venda da Yoggi no país, dez já têm a cara nova: iluminação indireta, paredes envidraçadas, teto azul claro.
Mudanças no visual à parte, frozen yogurt está na moda. Completando um ano no Brasil, a marca canadense Yogen Früz espera um crescimento de 35% nas vendas durante o verão. De acordo com o sócio Diógenes Fernandes, outro motivo para essa expectativa são as férias de fim de ano. Para ele, o sucesso do gelado de iogurte tem a ver com a ideia de que é mais saudável que o sorvete. “É um apelo natural, mais leve, saudável. Inclusive pela ausência de açúcar e de gordura”, afirma.
Confira abaixo as novidades que as redes de frozen prepararam para o verão:
– Tutti Frutti
Novidade: massa de kiwi (chega em janeiro)
Preço: 5,50 reais (pote pequeno)
– Yogen Früz
Novidade: bala de iogurte
Preço: 8 reais (pote pequeno)
– Yoggi
Novidade: massa de manga
Preço: 8 reais (pote pequeno)
– Yogoberry
Novidade: massa de cassis
Preço: 7 reais (pote pequeno)
– Yogolove
Novidade: não tem
Preço: 6 reais (pote pequeno)
– Yoguland
Novidade: massa de maracujá
Preço: 7 reais (pote pequeno)
– Yogurberry
Novidade: não tem
Preço: 7 reais (pote pequeno)
– Zebra Zero
Novidades: coco e papaia (este último chega às lojas em janeiro)
Preço: 7 reais (pote pequeno).