Paulista faz 129 anos: o que os frequentadores pensam sobre a avenida?
No aniversário do ponto turístico, uma pesquisa revela quais são os lugares favoritos do público na região
A Avenida Paulista completa 129 anos de existência nesta terça-feira (8). Como celebração e preparação para os 130 anos, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), a pedido da Associação Paulista Viva, APV, fez uma pesquisa em busca de entender a relação do ponto turístico com seus frequentadores e porque eles a reconhecem como “símbolo de São Paulo”. Cerca de 1200 entrevistados foram ouvidos durante o final de outubro e início de novembro.
As pessoas foram divididas em quatro blocos: 300 moradores da região, 300 comerciantes e empresários, 300 funcionários que trabalham na região e outras 300 que circulam no espaço, seja durante a semana ou no final de semana.
A diversidade, movimento de pessoas, o visual e as atrações foram os principais aspectos destacados positivamente, sendo apontado por 25% dos entrevistados. A paisagem e os aspectos arquitetônicos ficaram em segundo, com 18%. Em terceiro, com 16% das menções, ficaram as atrações culturais.
As entrevistas também revelaram que a avaliação positiva da avenida é maior entre os que não moram na capital. 86% dos entrevistados de outras cidades avaliaram a via como “ótima ou boa”, enquanto a porcentagem de aprovação caiu quando o espaço amostral são os moradores das redondezas, chegando a 79%. Dos paulistanos, as avaliações ótimas ou boas são 84%.
Questionados sobre a ação de fechar a passagem de carros e abrir a Avenida Paulista aos domingos para os pedestres, 78% aprovam a medida. 30% declararam que vão todos ou quase todos os domingos para o espaço. Para quem mora nas proximidades, o número cresce para 53%. E para quem mora na capital, a porcentagem cai para 22%.
Entre os pontos negativos, a pesquisa demonstra que desigualdade social, por 22% dos entrevistados, e segurança, por 23%, são os principais problemas. No entanto, 19% não apontaram nenhum aspecto negativo.
Lugares favoritos
O presidente da APV, Lívio Giosa, afirma que a pesquisa identificou 13 categorias de atividades consideradas “a cara da Paulista”. Com isso, também fez parte do questionário qual o estabelecimento favorito entre elas. Veja o resultado.
Espaço Cultural
- MASP (67%)
- SESC (10%)
- Casa das Rosas (5%)
Lojas de Roupas
- Renner (18%)
- Mariza (14%)
- Riachuelo (13%)
- Forever 21 (12%)
Lanchonete
- Mc Donald’s (56%)
- Burger King (19%)
- América (8%)
Shopping
- Paulista (31%)
- Cidade São Paulo (30%)
- Center 3 (23%)
Café
- Starbucks (49%)
Academia
- Smartfit (55%)
- Bioritmo (12%)
Banco
- Itaú (25%)
- Safra (19%)
- Bradesco (13%)
- Santander (13%)
Loja de Varejo
- Lojas Americanas (32%)
- Kalunga (29%)
Restaurante
- Bovinu´s (20%)
- América (13%)
Livraria
- Cultura (66%)
- Martins Fontes (11%)
Teatro
- Gazeta (72%)
- Unimed (7%)
Faculdade
- Cásper Líbero (31%)
- Anhembi Morumbi (14%)
- UNIP (14%)
- FGV (10%)
Hotel
- Maksoud (15%)
- Ibis (15%)
- Renaissance (11%)
- Meliá (6%)
+Assine a Vejinha a partir de 5,90