Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Foto de abraço durante pandemia de Covid-19 em SP vence prêmio

Fotografia de enfermeira e idosa foi tirada em uma casa de repouso na Zona Oeste de São Paulo

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 abr 2021, 20h31 - Publicado em 15 abr 2021, 20h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A imagem eleita como melhor foto do ano pela World Press Photo (prestigiosa premiação de fotojornalismo), nesta quinta-feira (15), é a de um abraço entre a enfermeira Adriana Silva da Costa Souza e Rosa Luzia Lunardi, idosa de 85 anos, com a proteção de um plástico contra a Covid-19.

    Foto de abraço durante pandemia de Covid-19 em SP vence prêmio

    Na foto, Rosa não recebia um abraço há cinco meses. O momento foi registrado pelo fotógrafo dinamarquês Mads Nissen na casa de repouso Viva Bem, na Zona Oeste de São Paulo, no dia 5 de agosto de 2020. As bordas amarelas do plástico se assemelham a um par de asas.

    Os juízes avaliaram 74.470 fotos de 4.315 fotógrafos antes de selecionar os vencedores em oito categorias. A fotografia ganhou o primeiro lugar na categoria de Notícias Gerais da premiação.

    “Eu vi vulnerabilidade, entes queridos, perda, separação, morte, mas, mais importante, vi também sobrevivência – tudo em uma só imagem. Se você olhar para a foto por tempo suficiente, verá asas: um símbolo de voo e esperança”, disse o membro do júri, Kevin Lee.

    Continua após a publicidade

    A imagem foi feita para a agência Panos Pictures e para o jornal dinamarquês Politiken. Nissem ganhou 5 mil euros pela foto.

    No mesmo concurso, o fotógrafo brasileiro Lalo de Almeida ficou em primeiro lugar na categoria Meio Ambiente com uma série de fotos sobre os incêndios no Pantanal em 2020.

    Imagem um macaco carbonizado por um incêndio florestal. Mata ao redor, igualmente carbonizada
    (Lalo de Almeida/Reprodução)
    Continua após a publicidade
    Publicidade
    Publicidade