Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Folha corrige erro publicado há mais de vinte anos

Jornal divulgou nesta sexta (17) retratação sobre equívoco em reportagem de 1994 que citava Gisele Bündchen

Por Veja São Paulo
Atualizado em 1 jun 2017, 16h56 - Publicado em 17 abr 2015, 19h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O jornal Folha de S. Paulo surpreendeu ao publicar na edição desta sexta (17) a errata de uma reportagem de 31 de agosto de 1994. Na semana em que Gisele Bündchen se aposentou das passarelas, a publicação corrigiu a grafia do nome da modelo.

    Foi uma referência à matéria “Baiana de 14 anos vence final do Look of the Year”, na qual o texto dizia que a segunda colocada era “Gisele Lundchen”. A correção atribui o equívoco à assessoria de imprensa do evento à época.

    + Gisele e Tom Brady publicam mensagens sobre último desfile da top

    folhaerramos
    folhaerramos ()

    Mas como o periódico conseguiu identificar o culpado pela falha depois de tanto tempo? O editor-executivo, Sérgio Dávila, responde: “A história surgiu de um post de nosso colunista Mauricio Stycer. Ele me enviou, achei interessante e pedi que fizéssemos um ‘erramos’ retroativo. A Folha tem por norma corrigir todos os erros de informação que cometeu, não importa a idade deles”.

    Continua após a publicidade

    No texto em questão, publicado no blog de Mauricio Stycer na quinta (16), o jornalista conta que foi escalado para acompanhar o concurso promovido pela agência Elite. Segundo relata, guardou o material de divulgação distribuído pela assessoria de imprensa que trazia a relação das trinta finalistas, com objetivo de investigar, anos depois, qual teria sido o futuro de cada uma delas. Anos depois, quando Gisele ficou famosa, o colunista percebeu o equívoco ao vasculhar os papéis.

    + Gisele posta foto de seu primeiro desfile

    Gisele Bundchen
    Continua após a publicidade

    Gisele Bundchen

    Em março do ano passado, o New York Times publicou uma errata de texto ainda mais antiga: a grafia do nome de Solomon Northup, um negro americano nascido livre que foi capturado e virou escravo. O erro estava em artigo de 1853. A história de Northup foi contada no filme 12 Anos de Escravidão.

    Publicidade

    Publicidade