A participação da professora Vera Lúcia Azevedo Simões, de 45 anos, que soprou a flexão correta do verbo “dizer” para a candidata Dilma Rousseff durante o debate da Globo na sexta-feira (24), na Rede Globo, está causando polêmica nas redes sociais. O motivo, porém, não está relacionado à língua portuguesa.
Para entender: durante o debate, Vera Lúcia, moradora de Salvador, perguntou à candidata qual a proposta para melhorar a segurança pública, como mostra o vídeo acima. Em sua resposta, Dilma se atrapalhou na conjugação do verbo dizer. “Que vocês, no fim de 2018, cheguem aqui, e dizem que melhoraram de vida”. A professora, prontamente, disse para a presidente: “Digam”. E Dilma se corrigiu.
O furor nas redes sociais começou quando a filha da professora elogiou sua mãe no Facebook. Priscila Azevedo, de 23 anos, declarou o voto em Aécio Neves: “Ter uma mãe no último debate da Globo, corrigindo Dilma ao vivo… não tem preço! Professora exemplar! Representando com honra a nossa Bahia! Minha loira linda vc brilhou hj! Tava perfeita! Te amoooo. #coisasdepró #mudabrasil #Aécio45”, escreveu a jovem.
A postagem da filha de Vera Lúcia começou a ser reproduzida intensamente pelo Whatsapp, aplicativo de mensagens instantâneas, no Twitter e no Facebook. Os internautas questionam como a Globo escolheu os indecisos para fazer perguntas para os candidatos. Apesar de não haver qualquer indício de que Vera, a mãe, não seja uma candidata indecisa, os internautas passaram a colocar a emissora em xeque. Alguns exemplos:
+ Ibope e Datafolha divergem sobre liderança de Dilma na véspera da eleição
+ Vox Populi também aponta vantagem de petista sobre tucano
+ Veja como foram as manifestações pró-Dilma e Aécio neste sábado (25), em São Paulo
+ Famosos revelam em quem votam neste domingo (26)