Neste sábado (13) entraram em campo grandes nomes da bola como Neymar, Kaká, Cristiano Ronaldo e tantos outros craques. O time do Real Madrid, comandado por um mineiro, venceu a seleção brasileira, orientada pelas mãos de um paulista, em partida que terminou com placar de 5 a 1 a favor do time espanhol.
Nesse cenário surreal aconteceu a grande final do Fifa Interactive Word Cup, no Shopping Eldorado, que consagrou o jovem de Belo Horizonte Guilherme Gonzaga, de apenas 17 anos, o melhor jogador de futebol virtual do país.
Mais de mil pessoas disputaram o título, que além de recompensar o ganhador com 10 000 reais, lhe garantiu uma vaga na final mundial que ocorre entre 4 e 8 de maio, em Madri.
“Bateu um nervosismo, mas agora estou muito feliz. Não esperava o título”, fala o vencedor em tom de boleiro profissional. O próximo passo de Guilherme será providenciar o passaporte antes de embarcar para a final, na Espanha, com a mãe e o tio como acompanhantes. Já o prêmio de 10 000 reais deverá ser investido em uma empresa que pretende abrir com a família.
Em sua estreia no campeonato, Guilherme desclassificou já nas quartas de final um dos favoritos, o atual bi-campeão do torneio Gustavo Nascimento, também de 17 anos. Ao contrário do oponente, que chegou a treinar seis horas ao dia, o mineiro decidiu pegar leve. “Jogava de duas a três horas por dia, mas não rolou exatamente uma maratona. Passei os últimos dois dias antes do campeonato sem jogar”, confessa.
Assim como outros 192 jovens, seu oponente na final, Pedro Consertino, de 15 anos, havia feito a inscrição no próprio local da disputa e chegado às 5h30 da manhã para garantir lugar na fila que já se organizava à meia noite do dia anterior.
As partidas tinham dois tempos de cinco minutos cada e para chegar ao título foi preciso vencer oito rodadas. Ao longo da final, o público presente assistia aos lances da partida em telões gigantes. Após o primeiro gol, feito pelo Cristiano Ronaldo virtual de Guilherme, apareceram os primeiros torcedores de cada lado.
Em uma noite digna de craque após uma partida importante, o jovem mineiro concedeu diversas entrevistas e posou para fotos, tentando conter a emoção. Mas ao ligar para casa e dar a notícia de que havia se sagrado campeão, não segurou o choro. “É sério mãe, ganhei tudo”, contou, com lágrimas escorrendo no rosto. O jovem retornou no mesmo dia para casa. Pretendia comemorar num churrasco com amigos e familiares.