FHC diz que ‘Dilma e sua equipe pintam um Brasil cor-de-rosa’
O ex-presidente afirmou que o país vive um impasse. "Acabaram os recursos e a sociedade não quer mais pagar imposto", afirmou durante lançamento de seu novo livro
Em evento de lançamento de seu novo livro, A Miséria da Política, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou na tarde desta quarta-feira (16) que o país enfrenta um impasse. “Os últimos governos levaram o Brasil à quebra do Tesouro, e a sociedade não quer mais pagar imposto”, disse.
Apontou o despreparo do governo de Dilma Rousseff e a falta de planejamento como agravantes da situação atual. “Dilma e sua equipe pintam um Brasil completamente cor-de-rosa”, afirmou.
+ USP vai congelar 20% dos gastos
Ao ser questionado sobre um eventual impeachment contra Dilma, deixou claro que entende o ato como “uma possibilidade, não um golpe”. Complementou: “Não se trata de uma torcida, mas há fatos apontados por canais institucionais”.
A relação com Lula também foi discutida pelo ex-presidente durante a sessão de autógrafos. FHC afirmou que não sente mágoas do petista, mas “decepção”. “Lula perdeu a oportunidade de fazer uma nova política no Brasil, se aliou ao que há de mais atrasado. Ao chegar ao poder ficou como um ‘pinto no lixo'”, comentou.
Complementou dizendo que o “Lula está perplexo com com tudo o que está acontecendo. Mas não foi a Dilma que errou. Ela é um acidente do Lulopetismo”.
Apesar de lançar ofensivas contra o PT, Fernando Henrique Cardoso revelou durante o encontro com leitores que mantém diálogo com membros do partido. “Fui ao teatro com o prefeito Fernando Haddad. Isso é importante num momento de acirramento político”.
+ Em nova fuga, 28 jovens escapam da Fundação Casa
A obra A Miséria da Política: Crônicas do Lulopetismo e Outros Escritos, lançada pela editora Civilização Brasileira, reúne textos escritos por Fernando Henrique Cardoso entre 2010 e 2015 em jornais como O Globo e O Estado de S. Paulo.
Cerca de 150 pessoas compareceram ao evento no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.
Deslizamento de terra deixa quatro mortos em Itapecerica da Serra





